Qual o horário que o mosquito da dengue voa?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite.

Pois é! Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde.

– Horário de alimentação: o Aedes Aegypti geralmente ataca próximo do horário do almoço, entre as 9h e 13h. Enquanto isso, os pernilongos possuem hábitos noturnos, costumando procurar alimentos a partir das 18 horas.

Segundo um estudo feito por pesquisadores que atuam na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o mosquito Aedes aegypti é mais atraído por cores específicas, como vermelho, laranja, ciano e preto. Os mosquitos combinam a visão com o olfato para voar em direção aos seus alvos.

19 horas

Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie.

Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que a água com cloro e a água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente no mesmo momento que a febre costuma melhorar.

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.

O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

Os primeiros sinais aparecem de quatro a dez dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave. O vírus é transmitido pela picada do mosquito da espécie Aedes que também é responsável pela transmissão da Chikungunya, Febre Amarela e Zika.