Quais as sequelas que a dengue pode causar?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Outro alerta que ele faz é que os danos podem ir além do período de contaminação. “As sequelas clínicas da dengue são comuns nos dois anos após uma infecção aguda pelo vírus”, explicou o pesquisador. Ele exemplifica que complicações oftálmicas podem ser observadas em adultos.

Fraqueza, desidratação e dores nas costas, fundo dos olhos e nas articulações. Febre alta, calafrios, enjoos, diarreia, falta de apetite e dores no abdome.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

E há uma particularidade: quando a pessoa tem dengue pela segunda vez – ou seja, por um segundo tipo de vírus –, existe uma chance maior de que a doença se agrave. Este agravamento pode ser percebido tanto por dores abdominais fortes, vômitos, sangramento, sensação de tontura, mal-estar..."

Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Para isso, a dose recomendada o é de 1000 mg (1 g) de vitamina C ao dia. Pois dessa forma, a suplementação com 1000 mg (1 g) de vitamina C pode ajudar na melhora da defesa do nosso corpo, atuando contra febres e a sensação de mal estar.

A doença, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, segundo especialistas, pode causar algumas sequelas nas articulações, capazes de durar por mais de um ano.

O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca. A orientação é passar o repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida.

Dengue e fígado
“O fígado produz as enzimas AST e ALT, que são consideradas marcadores de lesão hepática. Essas transaminases aumentam significativamente na infecção aguda da dengue e podem ser usadas para determinar a gravidade da doença em casos agudos.", detalha a médica.