Porque a pessoa com dengue tem que ficar de repouso?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 17 votos

Com alta de casos de dengue em Goiás, é necessário ficar alerta durante e após a infecção para evitar complicações. Fraqueza, desidratação e dores nas costas, fundo dos olhos e nas articulações.

Como os vasos sanguíneos da periferia se dilatam, a pressão cai e podem surgir sintomas de hipotensão: tontura, visão turva, quedas e perda dos sentidos. Muito raramente, esse quadro evolui para choque e morte, se não houver tratamento médico intensivo.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento: fazer repouso; ingerir bastante líquido (água);

A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial.

Quando não há a cura da doença de forma espontânea na fase febril, a dengue pode evoluir para a fase crítica, assim que a febre começa a ceder, entre o 3º e o 7º dia do começo da doença.

Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

A dengue abaixa o volume de plaquetas, aí com o esforço físico também há uma baixa de plaquetas, e isso leva a agravar o quadro”, explica o Dr. Miguel Arruda, professor da Unicamp e especialista na área de fisiologia do futebol.

No caso de diagnóstico positivo um atestado deverá ser produzido e o trabalhador deverá encaminha-lo para o RH da empresa em até 48 horas. Essa epidemia acaba criando prejuízo em produtividade para várias empresas, por ter vários colaboradores ausentes ao mesmo tempo com dengue.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

A dengue hemorrágica só ocorre nas pessoas que têm a dengue pela segunda vez? Não, isso é um folclore. Tudo ocorre de acordo com a virulência, quando o vírus tem a capacidade de provocar a doença mais forte.

Outros anti-inflamatórios não-hormonais (Aines)
Esse tipo de anti-inflamatório também pode trazer consequências negativas para quem está com dengue. Por isso, jamais tome naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno em caso de suspeita de dengue.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.