O que significa LDL 100?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 6 votos

Já os valores máximos de LDL são separados dependendo do grau de risco do paciente: Risco baixo: Abaixo de 130; Risco intermediário: Abaixo de 100; Risco alto: Abaixo de 70.

O colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) é aquele considerado ruim pelo fato de se aglutinar nas paredes das artérias, formando placas de gordura.

130 mg/

Quanto mais elevado o nível de LDL, maior é o risco de desenvolver uma doença cardíaca. Para a maioria das pessoas, o ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 130 mg/dl. Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue.

Para este cálculo, considera-se a presença de alguns fatores, como: diabetes, doença renal crônica, calcificações nas artérias do coração, histórico de infarto ou AVC e presença de LDL maior ou igual a 190 mg/dl.

Colesterol LDL (ruim):
Pessoas com 1 ou 2 fatores de risco (como tabagismo, pressão alta, obesidade, diabetes e outros): até 100 mg/dl. Pessoas com alto risco cardiovascular e vários fatores de risco: até 70 mg/dl. Pessoas com risco cardiovascular muito alto: até 50 mg/dl.

O valor de referência recomendado para o LDL é abaixo de 130 mg/dL. Mas esse valor se aplica apenas para pessoas com baixo risco cardiovascular. Quem já teve um infarto agudo do miocárdio ou um AVC é considerado um paciente de muito alto risco cardiovascular.

Valores de colesterol HDL e LDL
Menor que 100 mg/dL: ótimo. Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto.

Já os valores máximos de LDL são separados dependendo do grau de risco do paciente: Risco baixo: Abaixo de 130; Risco intermediário: Abaixo de 100; Risco alto: Abaixo de 70.

Colesterol LDL menor que 130 mg/dL, se a pessoa tem dois ou mais fatores de risco (risco intermediário de doença cardíaca). Colesterol LDL menor que 160 mg/dL, se a pessoa tem nenhum ou um fator de risco de doença cardíaca (risco baixo de doença cardíaca).

Ou seja, comparado a níveis de HDL entre 40-60 mg/dL, aqueles com valores mais baixos (≤30 mg/dL) ou mais elevados (>80 mg/dL) apresentaram risco significativamente maior de morte cardiovascular e morte por todas as causas.

Segundo a nutricionista Cristina Lopes, uma alimentação rica em frituras, açúcar, sódio e gorduras saturadas pode elevar cada vez mais o LDL (colesterol ruim) e o triglicérideo, aumentando o risco do colesterol alto.

Níveis de LDL colesterol
100 mg/dL a 129 mg/dL: Próximo ou acima do valor ótimo; 130 mg/dL a 159 mg/dL: Limítrofe; 160 mg/dL a 189 mg/dL: Alto; 190 mg/dL ou superior: Muito alto.

Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o “colesterol ruim” porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.

Depois de um ataque cardíaco ou um derrame, os pacientes adotam medidas para reduzir seus níveis de colesterol ruim (LDL). Alguns chegam a reduzir até mesmo 50% do seu nível de colesterol ruim (LDL). Mas esse esforço pode ser em vão se eles não atingirem a meta de manter o LDL abaixo de 50 mg/dL.