Quem tá com dengue fica com a boca amarga?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 14 votos

Tive dengue e tive todos os sintomas que são: febre, dores nas juntas, vermelhidão no corpo, boca amarga e dor de cabeça.

aumente a hidratação em casos de resfriados e outras doenças respiratórias para ajudar a eliminar as secreções dessas infecções; beba limonada ou chupe um picolé de limão se estiver grávida e com a boca amarga — o sintoma tende a desaparecer em alguns dias, sem complicações.

Na boca um gosto amargo de quem está com problema de fígado.

Sua versão mais radical e perigosa, a dengue hemorrágica, pode provocar sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração, fortes dores abdominais, confusão mental, boca seca e sede constante.

Em alguns casos, essas infecções vêm acompanhadas de um quadro de insuficiência hepática. Isso ocorre por conta da resposta imune desregulada em razão da infecção viral, o que torna a irrigação​ no órgão escassa, e pode resultar no aumento das transaminases séricas, enzimas encontradas em diversos tecidos do organismo.

O “pior dia” da dengue pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros 3 a 5 dias após o início da febre.

Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme, como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. “São sinais de alerta que podem evoluir para a necessidade de hospitalização, e o paciente corre perigo de óbito”, enfatiza Fabiano.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta. Os medicamentos não alteram a evolução do dengue e são empregados apenas para atenuar as manifestações da doença (dor, febre). Não tomar remédios por conta própria.

Anti-inflamatórios não hormonais – diclofenaco e ibuprofeno, por exemplo – também devem ser evitados. Eles elevam o risco de sangramentos por provocarem irritação no estômago. Quais remédios quem tem dengue pode tomar? Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona.