O que fazer quando está com o nariz escorrendo?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

Existem diversas opções para tratar o corrimento nasal e fazer o nariz parar de escorrer, incluindo: lavagem nasal com soro fisiológico, anti-histamínicos e corticosteroides, hidratação adequada, evitar irritantes ambientais, e em casos graves, cirurgia endoscópica.

Para reduzir esse excesso de secreção, podemos utilizar descongestionantes nasais, que são vasoconstritores, e anti-inflamatórios, que produzem uma retração da mucosa, diminuindo a produção excessiva da coriza e desentupindo o nariz”, afirma o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura.

Contudo, alguns métodos caseiros simples também podem ajudar a combater o excesso de secreção, amenizando o corrimento nasal. Respirar vapor quente é um deles. Isso pode ser feito com uma panela de água contendo gotas de óleo de eucalipto, o qual possui propriedades antibacterianas.

Na prática, a coriza e congestão nasal são respostas do corpo para combater a presença de agentes invasores, que podem ser alérgenos, vírus, bactérias ou similares. Além disso, má formação das cavidades nasais ou fatores genéticos também podem afetar a recorrência desses sintomas.

“O paciente com Covid-19 costuma ter tosse seca e cansaço, mas, em quadros mais graves, pode apresentar dificuldade para respirar, falta de ar e pressão (aperto) no peito. No entanto, não necessariamente haverá coriza e congestão nasal.

O que pode causar coriza? Infecções virais e bacterianas estão entre as principais causas de uma coriza. Como os seus patógenos afetam o sistema respiratório e têm como ponto de entrada principal as vias nasais, eles acabam por interromper o funcionamento das células na região e iniciam o processo inflamatório.

Loratadina propicia alívio dos sintomas associados à rinite alérgica e ao resfriado comum. Propicia também alívio de sinais e sintomas de urticária e outras afecções dermatológicas alérgicas.

Como usar?

  1. Coloque a ponta do Vick Inalador em uma narina, mas deixe ele na vertical.
  2. Depois, tampe a outra narina e aspire os vapores medicinais.
  3. Se for necessário, faça nas duas narinas.

Anti-histamínicos

  • Desloratadina;
  • Fexofenadina;
  • Loratadina;
  • Hidroxizina;
  • Cetirizina.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Uma boa maneira de se identificar a diferença entre gripe e rinite é observar a cor da secreção nasal. Pessoas que sofrem de rinite costumam apresentar um muco de cor transparente, que não indica uma infecção viral. No caso de quem está gripado, é comum produzir uma secreção de cor esverdeada ou amarelada.