É possível transmitir dengue?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 7 votos

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da dengue. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados. Após o período de incubação (4-10 dias), um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida.

Não. A dengue é uma doença vetorial, ou seja, necessita do mosquito para haver a transmissão entre pessoas.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Existem pessoas imunes à dengue? – VERDADE. Na verdade, o que acontece é que, em alguns casos, a pessoa pode pegar dengue e não manifestar nenhum sintoma, pois às vezes a doença é assintomática. Com isso, a pessoa só descobre depois que teve o vírus, geralmente quando é contagiada com outro tipo de dengue.

Com relação à imunidade ao vírus, alguns estudos apontam que quando uma pessoa é infectada por um dos quatro sorotipos, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado.

Quando não há a cura da doença de forma espontânea na fase febril, a dengue pode evoluir para a fase crítica, assim que a febre começa a ceder, entre o 3º e o 7º dia do começo da doença.

Fase crítica: Esta fase ocorre quando a febre começa a diminuir, geralmente entre o 3º e o 7º dia da doença. É nesse período que podem surgir complicações, especialmente em casos mais graves de dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue.

No caso de diagnóstico positivo um atestado deverá ser produzido e o trabalhador deverá encaminha-lo para o RH da empresa em até 48 horas. Essa epidemia acaba criando prejuízo em produtividade para várias empresas, por ter vários colaboradores ausentes ao mesmo tempo com dengue.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Otília Lupi, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, estudos apontam que cerca de 30% das pessoas infectadas não apresentam os sintomas mais comuns - febre alta, dores musculares e nas articulações, desmaios e, nos casos mais graves, hemorragias - ou nenhum sintoma sequer.

O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.

É a sorologia, que detecta a Dengue. Porém, estes procedimentos ainda causam muita confusão na comunidade. Pois são dois exames distintos e realizados em tempos diferentes. “Este exame fornece informações iniciais importantes, assim como indícios de uma evolução desfavorável.