Como saber se é dengue ou virose?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 7 votos

“A diferença é que a virose vem acompanhada de problemas respiratórios que a dengue não tem, como tosse, expectoração e secreção”, diz a coordenadora. Gina aconselha que em ambos os casos é necessário procurar um médico. “ É imprescindível a realização de exames, para identificar e tratar a doença.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça. Já no caso da zika, os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.

Como é feito o diagnóstico laboratorial da dengue? As principais formas de diagnosticar a dengue são o isolamento viral e o teste sorológico. A sorologia é considerada o método de rotina e a coleta de sangue não exige preparo nem jejum.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

Na dengue, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaléia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro- orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarréia podem ser observados por 2 a 6 dias.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é: Tomar bastante líquido, como água e sucos; Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.

Além de recomendar caprichar na hidratação, bebendo água e outros fluidos (sempre em goles pequenos para não gerar náusea e causar vômito), repouso e cuidados com a alimentação, o médico pode prescrever remédios como analgésicos (para dor), antitérmicos (para baixar febre), antieméticos (para evitar vômitos) e ...

Apesar de comuns, não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção. Eles são considerados autolimitados, ou seja, têm um período de sobrevivência no organismo que pode variar de três a sete dias. O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação.