O que comer no café da manhã para diminuir o colesterol?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Cereais int​egrais: bolachas, pães; Fibras: aveia; ​Semente de linhaça: triturada (consumir imediatamente) misturada em bases líquidas e/ou sólidas. ​​Frutas e Vegetais: Frutas e vegetais contém uma baixa quantidade de colesterol e gordura, com exceção ao coco e abacate.

Os cereais, como aveia, quinoa, chia e sementes de linhaça, também podem ser incluídos. Dr. Magnoni ainda lembra que as margarinas e cremes vegetais, que antes eram tidas como vilãs por conterem gordura trans, hoje podem ser aliadas.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

A dieta para colesterol alto deve priorizar o consumo de frutas, vegetais e cereais integrais, porque são alimentos ricos em fibras que ajudam a diminuir a absorção de colesterol total a nível intestinal. Além disso, é importante evitar os alimentos ricos em gordura saturada, como pizza e nuggets, por exemplo.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Os sucos de frutas naturais, como laranja, uva e romã são ricos em antioxidantes e fibras, sendo boas opções para ajudar a baixar os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e derrame.

Veja mais abaixo como fazer opções que a nutricionista Débora Palos selecionou para os leitores do Eu Atleta: melancia; goiaba; uva caseira; romã; frutas vermelhas com maçã; abacate com couve e limão; laranja com berinjela e farelo de aveia; e morango com cenoura. Mas, antes, uma breve explicação sobre o colesterol.

Feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico têm propriedades que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Aveia A aveia possui fibras solúveis, que colaboram tornando a absorção do colesterol dos alimentos mais lenta. Ela também inibe a síntese de LDL no fígado e aumenta as concentrações do HDL, que pode ser considerado o defensor das artérias. Quem tem colesterol alto pode comer banana com aveia? Sim.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Acrescentar 2 colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate. Introduzir um pouquinho da aveia nas refeições, sem que necessariamente mude muito o sabor do alimento. Tentar uma receita de panqueca de aveia com geleia de frutas. Substituir o pão francês por pão de aveia.

Também é rica em fibras e possui potássio, ferro, cobre e manganês adequados. Batata doce é um alimento rico em nutrientes é uma escolha saudável para uma pessoa com níveis elevados de triglicerídeos.