Como é a assadura de APLV?
No caso da Alergia e proteína do leite de vaca (APLV), o que chama atenção como lesão encontrada nessa região do bumbum é uma assadura ou fissura ao redor do ânus, associada a alteração das fezes (diarreia com ou sem sangue), as vezes acompanhada de sinais como dor abdominal e baixo ganho de peso.
Como saber se é assadura ou fungo
As famigeradas assaduras são manchas vermelhas entre as dobrinhas da pele. Podem ser apenas uma irritação ou uma infecção por fungos – quando as lesões descamam, ardem e coçam.
Como saber se é assadura ou alergia
No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.
Quando suspeitar de APLV bebê
Inchaço de lábios e/ou pálpebras; Baixo ganho de peso, crescimento e desenvolvimento; Anafilaxia; Síndrome da enterocolite causada por proteína alimentar (choque com acidose metabólica grave, vômitos, diarreia).
O que a mãe come pode causar assaduras no bebê
Alimentos que causam assaduras em bebê
Depois que a criança deixa a amamentação exclusiva, os hábitos alimentares também são um fator para o aparecimento de assaduras. Alguns alimentos, como frutas cítricas e molhos à base de tomate, podem modificar o pH das enzimas intestinais, alterando também as fezes do bebê.
Qual a diferença de assadura e dermatite
A assadura é provocada pelo suor e de umidade. Já a dermatite é causada pelo acúmulo de fezes e urina.
Como são as manchas de APLV
Sintomas da APLV: alergia à proteína do leite de vaca
Muitas vezes, o primeiro sinal são manchas de sangue na fralda, e o desespero toma conta da família inteira. Em outros casos, é a pele que fica toda cheia de urticária e nem passa pela cabeça que aquilo pode ser ocasionado pelo leite.
O que pode ser confundido com APLV
Segundo a alergista, a APLV pode ser confundida com dermatite atópica, asma e até rinite. No Brasil, poucos lugares oferecem o Teste de Provocação Oral, fundamental para confirmar ou não a alergia.
Como curar assadura de bebê com APLV
Se a pele estiver descascando ou dolorida, você pode usar uma garrafa de plástico cheia de água morna. Depois, seque a área com uma toalha macia; Faça uma barreira de proteção na pele –> coloque uma pomada ou pasta na área sempre que trocar a fralda – Use um produto que contenha óxido de zinco ou vaselina.
Como tratar assadura por alergia alimentar
Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.
Como saber se o bebê está com assadura ou alergia da fralda
Para descobrir se a criança está com alergia à fralda, a recomendação é analisar se as lesões estão nas partes convexas do corpo do bebê, região onde ocorre o contato com o material (face interna das coxas, glúteos e glande do pênis ou vulva).
Como saber se o bebê tem intolerância à lactose ou APLV
Como descobrir a intolerância à lactose em bebê? A intolerância à lactose em bebê deve ser diagnosticada pelo pediatra. Ao observar os sintomas, os pais devem procurar o médico, que poderá realizar testes específicos para o diagnóstico.
Quanto tempo dura os sintomas da APLV
Crianças com reações imediatas apresentam melhora significativa dos sintomas em 3 a 7 dias.
O que acontece se a pessoa não tratar a APLV
A criança com APLV corre diversos riscos quando não atendida adequadamente. Nos pacientes em que a reação é mediada por IgE, a anafilaxia é o maior deles, e não deve ser ignorada. O outro risco é o déficit nutricional que se acentua na medida em que existe a demora na introdução da melhor terapêutica nutricional.