Qual o tipo de anemia falciforme mais grave?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Quando uma pessoa tem dois genes de hemoglobina S (Hemoglobina SS), a doença é chamada de Anemia Falciforme (AF). Este é o tipo mais comum e, geralmente, o mais grave.

A anemia falciforme é a mais grave e prevalente entre as doenças falciformes. Ela ocorre quando a criança herda, tanto do pai quanto da mãe, o gene para produzir a hemoglobina S (Hb S) no lugar da hemoglobina normal (hemoglobina A ou Hb A), resultando na forma Hb SS.

A anemia na doença da hemoglobina S-C é mais leve do que na anemia da doença falciforme; alguns pacientes até apresentam níveis normais de hemoglobina. , mas costumam ser menos frequentes e menos graves. Contudo, hematúria grave, hemorragias da retina e necrose asséptica da cabeça femoral são comuns.

Pessoa Vermelha = anemia falciforme; Pessoa Roxa = traço falciforme.

Anemia aplástica
É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.

A doença falciforme é umas das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e constitui-se em um grupo de doenças genéticas caracterizadas pela predominância da hemoglobina S (HbS) nas hemácias: anemia falciforme (HbSS), HbSC, S-talassemias e outras mais raras, como as Hb SD e Hb SE.

Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.

NÃO É DOENÇA
Você descobriu que você ou seu familiar ou seu filho tem Traço Falciforme (“AS”) e você está interessado em saber o que é Traço Falciforme e alguém o assustou com este diagnóstico. Pois, então, não fique preocupadoporque não é grave e não é contagioso.

– Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo.

O Projeto de Lei 4208/21 inclui o medicamento Crizanlizumabe – utilizado no tratamento de pacientes com doença falciforme – na relação de fármacos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

O vírus infecta as células precursoras dos glóbulos vermelhos, na medula óssea. Infecção A infecção é, ainda, a principal causa de mortalidade no paciente com anemia falciforme, além de ser também causa ou gatilho para todos os tipos de crises que citamos acima.

Hemácia falciforme
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

AS INDICAÇÕES TRANSFUSIONAIS PARA PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME SÃO: Queda de 2g/dl ou mais na Hb basal associado a sintomas clínicos (cansaço e dispneia com Hb abaixo dos níveis basais). Crise aplásica (anemia grave, reticulopenia). Sequestro esplênico agudo.