Quem tem anemia falciforme têm vida normal?

Perguntado por: obonfim4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se não diagnosticada e tratada de forma precoce, a anemia falciforme pode causar a morte de 50% das pessoas portadoras da doença, antes dos 20 anos. A doença, que ainda não tem cura, é detectada através do teste do pezinho, feito no quinto dia de vida em qualquer centro de saúde.

A anemia falciforme não tem cura para a maior parte das pessoas. Por isso, o objetivo do tratamento é aliviar sintomas, prevenir crises de dor, reduzir lesões nos órgãos alvo e controlar a anemia.

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Estes glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo humano. Como resultado, os pacientes apresentam episódios de intensa dor, suscetibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce.

Os principais direitos das pessoas com Doença Falciforme
Entre os principais direitos estão o direito ao tratamento, ao auxílio doença e à aposentadoria por invalidez. Passe livre e vagas especiais em concursos públicos não são obrigatórios e dependem de organização e pressão política dos pacientes.

Evitar: alimentos ricos em gordura saturada, sal, açúcar e carboidratos refinados. Adotar um estilo de vida equilibrado e saber o que comer e o que evitar para tratar a anemia falciforme são medidas essenciais para alcançar uma boa qualidade de vida e minimizar os sintomas da doença.

Outras complicações da doença incluem aumento da pressão pulmonar, doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral, deformidades ósseas, acometimento dos rins e olhos, formação de pedras na vesícula, ereção involuntária e dolorosa do pênis, chamada priapismo, aparecimento de úlceras de difícil cicatrização ...

A anemia falciforme é a mais grave e prevalente entre as doenças falciformes. Ela ocorre quando a criança herda, tanto do pai quanto da mãe, o gene para produzir a hemoglobina S (Hb S) no lugar da hemoglobina normal (hemoglobina A ou Hb A), resultando na forma Hb SS.

O tratamento da doença falciforme deve ser realizado por toda a vida porque estes pacientes podem apresentar infecções frequentes. O tratamento paliativo é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea.

– Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo.

O vírus infecta as células precursoras dos glóbulos vermelhos, na medula óssea. Infecção A infecção é, ainda, a principal causa de mortalidade no paciente com anemia falciforme, além de ser também causa ou gatilho para todos os tipos de crises que citamos acima.