Quem tem anemia falciforme têm imunidade baixa?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

A ausência do seu funcionamento leva a uma queda na imunidade e favorece certas infecções, como a pneumonia e a meningite. Infecções são a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme.

A anemia afeta a imunidade porque diminui a quantidade de oxigênio que corre pelo corpo e já que as hemácias são responsáveis por esse papel e estão em menor quantidade na anemia, o corpo fica ainda mais debilitado. Além disso, o ferro é comprovadamente um fator importante para manutenção da imunidade.

Os principais direitos das pessoas com Doença Falciforme
Entre os principais direitos estão o direito ao tratamento, ao auxílio doença e à aposentadoria por invalidez. Passe livre e vagas especiais em concursos públicos não são obrigatórios e dependem de organização e pressão política dos pacientes.

Caso realize atividade física ou apresente febre ou calor excessivo é necessário aumentar essa quantidade para 3 a 5 litros de água por dia”, orientou. Deve ser evitado o uso de bebidas alcoólicas, carne vermelha, fígado e alimentos gordurosos.

O vírus infecta as células precursoras dos glóbulos vermelhos, na medula óssea. Infecção A infecção é, ainda, a principal causa de mortalidade no paciente com anemia falciforme, além de ser também causa ou gatilho para todos os tipos de crises que citamos acima.

Náuseas, vômitos e diarreia
Quando estamos com a imunidade baixa é comum apresentar as famosas viroses com frequência elevada, onde sintomas como náusea, vômito e diarreia podem ocorrer de forma recorrente ou então se estender por períodos mais longos, por vários dias ou semanas.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Outras complicações da doença incluem aumento da pressão pulmonar, doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral, deformidades ósseas, acometimento dos rins e olhos, formação de pedras na vesícula, ereção involuntária e dolorosa do pênis, chamada priapismo, aparecimento de úlceras de difícil cicatrização ...

Evitar: alimentos ricos em gordura saturada, sal, açúcar e carboidratos refinados. Adotar um estilo de vida equilibrado e saber o que comer e o que evitar para tratar a anemia falciforme são medidas essenciais para alcançar uma boa qualidade de vida e minimizar os sintomas da doença.

Hemácia falciforme
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Como a pessoa com doença falciforme tem uma destruição celular aumentada, ela tem uma demanda de ácido fólico maior”. A orientação, segundo Michelle Alves, é que a pessoa tenha uma alimentação mais rica, inclusive em ácido fólico, e use o suplemento por toda a vida.

Hoje, a única possibilidade de cura da anemia falciforme é o transplante de medula óssea. O objetivo é o mesmo que o da terapia gênica: trocar a fábrica de peças incorretas por outra, novinha.

O Projeto de Lei 4208/21 inclui o medicamento Crizanlizumabe – utilizado no tratamento de pacientes com doença falciforme – na relação de fármacos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).