Qual o tipo de anemia que causa leucemia?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Não, anemia não pode virar leucemia. Uma pessoa que sofre de anemia, mesmo que não tenha tratamento adequada, não vai desenvolver a doença. A maioria dos pacientes pensam que isso pode ocorrer, mas o que acontece é totalmente ao contrário. Com o desequilíbrio nas células, os glóbulos vermelhos acabam reduzindo.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, mas na realidade, já queremos deixar bem claro que isso não passa de um mito. Apesar de ambas serem doenças relacionadas ao sangue, não há a possibilidade disso acontecer.

Anemia aplástica
É uma doença rara e grave, que pode ser congênita ou desencadeada por fatores externos, como infecções, câncer e exposição à radioterapia e/ou quimioterapia. Os sintomas da anemia aplástica incluem manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramentos, palidez, cansaço e recorrência de infecções.

Ainda não são conhecidas todas as causas para o surgimento da doença, mas alguns indícios que podem aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento: exposição a determinadas substâncias (como por exemplo o benzeno) ou radiações, quadros de anemia grave e predisposição genética são alguns destes fatores (2).

Pacientes com doenças crônicas mieloproliferativas, como policitemia vera, trombocitopenia essencial e mielofibrose idiopática têm um risco aumentado de desenvolver leucemia mieloide aguda. Esse risco aumenta se essas enfermidades forem tratadas com alguns tipos de quimioterapia ou radioterapia.

Sendo assim, quando o nível de hemoglobina está abaixo de 8 g/100 ml, a anemia deve ser tratada com bastante rapidez. Na verdade, pode ter consequências importantes. Na maioria das vezes, uma transfusão de sangue é considerada.

O hemograma é considerado o exame mais importante para a confirmação da suspeita de câncer. Nos casos positivos de leucemia, o resultado do hemograma apresenta alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos.

A anemia falciforme e a talassemia não têm cura, apenas tratamentos que consistem em transfusões de sangue regulares.

Conheça os diferentes tipos de anemia

  • Anemia por deficiência de ferro.
  • Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico.
  • Anemia aplástica.
  • Anemias hemolíticas.
  • Anemia das doenças crônicas.

Assim, a necessidade premente de transfusão de sangue e derivados é inevitável em casos de anemia aguda, como em sangramentos intraoperatórios. No entanto, transfusões sanguíneas podem apresentar complicações infrequentes, mas algumas vezes letais.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador da Hematologia da Oncologia D'Or e Diretor da ABHH, afirma que a anemia não evolui para nenhum outro tipo de doença. “A anemia não se transforma em outra doença!

Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.