Qual o único tratamento possível para a cura da anemia falciforme?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Atualmente, a única terapia disponível para a doença é o transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas (que fabricam as células do sangue), realizado com células de um doador saudável.

O tratamento da doença falciforme deve ser realizado por toda a vida porque estes pacientes podem apresentar infecções frequentes. O tratamento paliativo é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea.

Além da terapia com hidroxiureia, o PCDT também recomenda o tratamento profilático com fenoximetilpenicilina potássica, benzilpenicilina benzatina ou eritromicina para prevenção de infecções bacterianas13.

Como a pessoa com doença falciforme tem uma destruição celular aumentada, ela tem uma demanda de ácido fólico maior”. A orientação, segundo Michelle Alves, é que a pessoa tenha uma alimentação mais rica, inclusive em ácido fólico, e use o suplemento por toda a vida.

A pessoa que vive com o traço falciforme pode ter uma condição de vida normal, muitas vezes o paciente nem sabe que possui a alteração genética.

A única opção curativa para a anemia falciforme é o transplante de células tronco hematopoéticas.

O vírus infecta as células precursoras dos glóbulos vermelhos, na medula óssea. Infecção A infecção é, ainda, a principal causa de mortalidade no paciente com anemia falciforme, além de ser também causa ou gatilho para todos os tipos de crises que citamos acima.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Pacientes com doença falciforme (DF) que serão submetidos a procedimentos anestésicos e cirúrgicos demandam cuidados específicos. Condições comumente associadas a estes procedimentos, como hipóxia, acidose, hipotermia, infecção e hipovolemia, podem ter conseqüências deletérias especialmente graves no paciente com DF.

– Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo.