Como saber se o bebê tem intolerância ao leite materno?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Entre os sintomas mais comuns estão:

  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.

De acordo com a nutricionista, os sintomas relacionados aos processos alérgicos envolvem manchas avermelhadas pelo corpo, urticária, angioedema , tosse, vômitos e diarreia. Eles podem aparecer de forma imediata, logo após a ingestão do alimento, bem como horas ou até dias após a ingestão.

O bebê pode ter alergia ao leite materno? Não existem registros de qualquer tipo de alergia ao leite materno. No entanto, quando a mãe lactante ingere leite, seus derivados ou alimentos com a substância na composição, a proteína do leite passa para o bebê por meio do leite materno, causando possível reação na criança.

Algumas mães relatam uma ocorrência maior de reações nos bebês com a ingestão de determinados alimentos. São eles: Brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, nabo, mostarda e outras hortaliças da família das crucíferas, além dos pimentões e pepino.

É provável que as fezes e as flatulências tenham um odor muito forte e fétido. A diarreia ou a prisão de ventre podem andar de mãos dadas com a intolerância, já que a flora intestinal se desequilibra. Também são muito frequentes as câimbras ou cólicas estomacais.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

A lactose constitui cerca de 70% do conteúdo de carboidratos do leite humano; sua concentração no colostro oscila ao redor de 5,3 g/dl, elevando-se para 7 g/dl no leite maduro16. Ela fornece ao redor de 45 a 50% do conteúdo energético total do leite humano.

A lactose fica em nosso organismo enquanto está sendo digerida. Quando há fabricação normal da enzima lactase, isso leva algumas horas, a lactose é quebrada em açúcares menores no intestino delgado e estes açúcares são absorvidos, desaparecendo do intestino.

Se a criança já consome outros alimentos, devem ser evitados os derivados de leite. Em caso de intolerância à lactose congênita –é o único caso que impede o aleitamento materno exclusivo. O bebê deve ser alimentado com uma fórmula especial sem lactose, indicada pelo médico.

Para fazer o diagnóstico, o médico gastroenterologista pode pedir exames como teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes. O tratamento geralmente é feito com medicamentos e dieta, suspendendo a ingestão de leite e derivados no início.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose em bebê?

  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.