Quanto tempo dura a fraqueza da dengue?

Perguntado por: ibernardes3 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 20 votos

Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

Por se tratar de uma doença viral, a dengue geralmente tem duração de cinco a dez dias. No entanto, não é difícil encontrar pessoas que se queixam de dores, fraqueza, fadiga e indisposição durante semanas e até meses após a cura.

Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

Esses sintomas geralmente duram de 2 a 7 dias. O “pior dia” da dengue pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros 3 a 5 dias após o início da febre.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia.

Os alimentos mais indicados para quem está com dengue, são aqueles ricos em vitamina C, como laranja, acerola e abacaxi, ajudam na absorção de ferro no intestino e fortalecem o sistema imune.

Qual o tratamento para Fraqueza muscular? Para o tratamento da fraqueza muscular é importante ter uma rotina de atividades físicas, como caminhada, corrida ou musculação – pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Em caso de pacientes acamados, o ideal são exercícios na cama para manter os músculos ativos e saudáveis.

Ao surgirem sinais de alarme ou aumento do hematócrito na vigência de hidratação adequada, é indicada a internação hospitalar. Pacientes com plaquetopenia <20.000/mm3, sem repercussão clínica, devem ser internados e reavaliados clínica e laboratorialmente a cada 12 horas.

Também pode haver aumento no volume do fígado, acompanhado de dor. Alguns aspectos clínicos dependem, com frequência, da idade do paciente." Um sintoma comum entre as crianças é a dor abdominal generalizada. Já os adultos podem apresentar sangramento nasal, gengival e gastrointestinal.

Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Até o momento, não existe tratamento específico para a dengue. Por isso, nos casos leves, a orientação é: Repouso enquanto durar a febre; Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.)