Como saber se a dengue está piorando?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.2 / 5 12 votos

Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme, como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. “São sinais de alerta que podem evoluir para a necessidade de hospitalização, e o paciente corre perigo de óbito”, enfatiza Fabiano.

O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Esses sintomas geralmente duram de 2 a 7 dias. O “pior dia” da dengue pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros 3 a 5 dias após o início da febre.

Os sinais de alarme incluem dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental (principalmente em crianças), sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de ...

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta. Os medicamentos não alteram a evolução do dengue e são empregados apenas para atenuar as manifestações da doença (dor, febre). Não tomar remédios por conta própria.

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.

Pacientes com plaquetopenia <20.000/mm3, sem repercussão clínica, devem ser internados e reavaliados clínica e laboratorialmente a cada 12 horas. Adultos: 1. Calcular o volume de líquidos em 80ml/kg/dia, sendo um terço na forma de solução salina ou ringer lactato e dois com solução glicosada a 5%.

A dengue hemorrágica só ocorre nas pessoas que têm a dengue pela segunda vez? Não, isso é um folclore. Tudo ocorre de acordo com a virulência, quando o vírus tem a capacidade de provocar a doença mais forte.

Sinais de alarme são sinais de que a doença pode estar evoluindo com maior gravidade.

Até o momento, não existe tratamento específico para a dengue. Por isso, nos casos leves, a orientação é: Repouso enquanto durar a febre; Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.)

Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

“A dengue é uma infecção e o organismo fica inflamando e a recuperação depois da dengue é o que faz ter a fadiga, o mal estar, mas costuma passar depois de algumas semanas e os sintomas desaparecem.