Quais os órgãos que a dengue afeta?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 10 votos

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.

Quando a pessoa é infectada, o vírus entra na corrente sanguínea e se multiplica em órgãos, como baço, fígado e tecidos linfáticos, causando sintomas, como febre, dor atrás dos olhos, machas vermelhas na pele, náusea e vômito, glândulas inchadas, dor de cabeça, dores musculares e articulares.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Sobre a dengue:
É uma doença febril que afeta bebês, crianças e adultos. A infecção pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.

Fraqueza, desidratação e dores nas costas, fundo dos olhos e nas articulações. Febre alta, calafrios, enjoos, diarreia, falta de apetite e dores no abdome.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

(2020), relataram que uma hepatite grave causada pela dengue, pode aumentar em até 10 vezes os níveis de transaminases. Porém, quando essa hepatite evolui para uma insuficiência hepática aguda, o quadro do paciente se torna muito mais grave.

Quando a dengue provoca as hepatites, os sintomas mais comuns são:

  • Vômito;
  • Náusea;
  • Dores fortes na região da barriga e abdômen;
  • Fezes clara;
  • Urina ou pele escura;
  • Olhos amarelados;

Fase crítica: Esta fase ocorre quando a febre começa a diminuir, geralmente entre o 3º e o 7º dia da doença. É nesse período que podem surgir complicações, especialmente em casos mais graves de dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue.

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma complicação que pode ocorrer nos quadros mais graves da doença, como a dengue hemorrágica e a síndrome de choque associada à dengue. O surgimento da condição está associado a hipotensão, sepse, disfunção de múltiplos órgãos e uso de medicamentos durante o acometimento da dengue.

Quanto tempo a dengue dura? Em média, os quadros de dengue considerado leves evoluem de forma espontânea em até 10 dias.

No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como:

  • dor ou rigidez abdominal.
  • vômitos persistentes.
  • inchaço em pernas, abdome e outros locais.
  • sangramento de mucosas, como as gengivas,
  • letargia ou agitação.
  • aumento do fígado.
  • alteração nos exames laboratoriais.

Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

“A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados”.