Tem como pegar sarampo 2 vezes?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

A transmissão ocorre por gotículas respiratórias e a doença é muito contagiosa. 90 % das pessoas suscetíveis adquirem sarampo ao entrar em contato com alguém contaminado. A doença dá imunidade definitiva: só se tem sarampo uma vez. O sarampo é contagioso dois dias antes de o exantema surgir e até cinco dias depois.

Não. Caso a pessoa tenha tido a doença, é conferida a imunidade vitalícia contra as recorrências(1).

Quem foi infectado com o vírus do sarampo alguma vez na vida já desenvolveu anticorpos contra ele e, assim, não pode pegar a doença de novo.

Ela é mais comum em crianças, assim como o sarampo, mas também pode atingir adultos. Pessoas que tiveram catapora uma vez adquirem imunidade contra essa doença.

O período de maior transmissibilidade do vírus ocorre dois dias antes e dois dias após o início dos sintomas. O sarampo afeta, igualmente, ambos os sexos.

Os principais sintomas do sarampo são:

  1. febre acompanhada de tosse;
  2. irritação nos olhos;
  3. nariz escorrendo ou entupido;
  4. mal-estar intenso;

As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.

Quem tomou vacina contra sarampo pode pegar a doença? A vacina sarampo protege a maioria das pessoas que se vacinam, especialmente quando são aplicadas as duas doses recomendadas acima de 1 ano de idade, as chamadas doses válidas.

O sarampo é altamente contagioso e estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmiti-lo para 90% das pessoas ao seu redor que não estejam imunes. A doença pode ser especialmente perigosa na infância, causando um número alto de hospitalizações e mortalidade em menores de 5 anos de idade.

Sob orientação médica, podem ser prescritos medicamentos para febre, hidratação oral, terapia nutricional com incentivo ao aleitamento materno e higiene adequada dos olhos, da pele e das vias aéreas superiores. As complicações bacterianas do sarampo devem ser tratadas especificamente.