Quais são os tipos de sarampo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 7 votos

Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2019, o quadro clínico do sarampo é dividido em três fases bem definidas: período prodrômico ou catarral; período de estado ou exantemático; período de convalescença ou de descamação furfurácea.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sinais e sintomas do sarampo são:
Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: Tosse seca; Irritação nos olhos (conjuntivite);

Os sintomas do sarampo incluem febre, mal-estar intenso, manchas vermelhas pelo corpo, nariz escorrendo e entre outros. É uma doença infecciosa grave que pode trazer diversas complicações para os pacientes acometidos.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar a morte. As principais complicações variam de acordo com as fases da vida do paciente, como: Crianças: pneumonia; infecções de ouvido; encefalite aguda (inflamação no encéfalo – parte do sistema nervoso dentro do crânio); morte.

Crianças pequenas não vacinadas estão em maior risco de contrair sarampo e de sofrer com suas complicações, entre elas, a morte. Mulheres grávidas não imunizadas também estão em risco. No entanto, qualquer pessoa não imunizada (que não recebeu a vacina ou nunca apresentou a doença) pode se infectar.

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.

Tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparece o típico exantema (erupções avermelhadas na pele) do sarampo, que iniciam no tronco. O exantema não coça e dura pouco mais que uma semana.

Quadro clínico de sarampo
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2019, o quadro clínico do sarampo é dividido em três fases bem definidas: período prodrômico ou catarral; período de estado ou exantemático; período de convalescença ou de descamação furfurácea.

Tratamento do sarampo

  1. Fazer repouso;
  2. Ingerir bastante líquido;
  3. Comer alimentos leves;
  4. Limpar os olhos com água morna;
  5. Tomar antitérmicos para baixar a febre quando ela causa muito mal-estar.

As mais comuns são: infecções respiratórias; desnutrição, doenças diarreicas e complicações neurológicas. As pneumonias em crianças com sarampo são complicações frequentes e de significativa morbidade e mortalidade, assim como a otite média.

Assim, se a pessoa estiver com a vacinação em dia, é muito difícil que ela contraia ou transmita a doença. No entanto, em situações de surto podem ocorrer casos raros em que pessoas vacinadas tenham sarampo.