Como o sarampo é transmitido?
A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
Como é que começa o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz.
O que é que causa o sarampo
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar a morte. As principais complicações variam de acordo com as fases da vida do paciente, como: Crianças: pneumonia; infecções de ouvido; encefalite aguda (inflamação no encéfalo – parte do sistema nervoso dentro do crânio); morte.
Qual o tempo de duração do sarampo
Normalmente o tempo de duração do sarampo é de 8 a 12 dias. Porém, a maioria das pessoas acometidas pela doença relatam que os sintomas duram cerca de 10 dias.
Quais são os fatores de risco do sarampo
Crianças pequenas não vacinadas estão em maior risco de contrair sarampo e de sofrer com suas complicações, entre elas, a morte. Mulheres grávidas não imunizadas também estão em risco. No entanto, qualquer pessoa não imunizada (que não recebeu a vacina ou nunca apresentou a doença) pode se infectar.
Quem é vacinado pode pegar sarampo
Assim, se a pessoa estiver com a vacinação em dia, é muito difícil que ela contraia ou transmita a doença. No entanto, em situações de surto podem ocorrer casos raros em que pessoas vacinadas tenham sarampo.
Qual a fase mais perigosa do sarampo
O período de maior transmissibilidade do vírus ocorre dois dias antes e dois dias após o início dos sintomas. O sarampo afeta, igualmente, ambos os sexos.
Como se prevenir contra o sarampo
A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal.
Qual exame é feito para detectar sarampo
O diagnóstico do sarampo e rubéola é realizado mediante detecção de anticorpos IgM no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até 4 semanas após o aparecimento do exantema. Amostras coletadas entre o 1º e o 28º dia do aparecimento das erupções são consideradas amostras oportunas.
Como fica o corpo de uma pessoa com sarampo
As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.
Pode pegar sarampo quantas vezes
Não. Caso a pessoa tenha tido a doença, é conferida a imunidade vitalícia contra as recorrências(1).
Qual o período de incubação do sarampo
O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.
Por que o sarampo voltou a causar vítimas
Para Mayra Gonçalves, coordenadora da Comissão de Atenção à Saúde do Cofen (Ctas/Cofen), um dos motivos do retorno do sarampo foi justamente a boa efetivação das vacinas no passado.
O que fazer em caso de sarampo
Tratamento do sarampo
- Fazer repouso;
- Ingerir bastante líquido;
- Comer alimentos leves;
- Limpar os olhos com água morna;
- Tomar antitérmicos para baixar a febre quando ela causa muito mal-estar.
Quais os cuidados de enfermagem frente a um paciente com sarampo
Promover ingesta adequada de líquidos e nutrientes, bem como repouso. Manter técnica de isolamento de contato e isolamento por aerossóis durante hospitalização.