Quanto tempo demora para fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

O SUS dispõe de todas as etapas do tratamento cirúrgico da obesidade mórbida. 5. A fila para cirurgias da obesidade da Clínica Bariátrica/HFC está atualmente em torno de 18 a 24 meses.

Como se habilitar para a cirurgia
Para se candidatar a uma cirurgia bariátrica pelo SUS, o paciente deve procurar atendimento em uma Clínica da Família próxima da residência para que um médico avalie a necessidade da cirurgia.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

Aqueles com IMC entre 35 e 40 kg/m2 que tenham pelo menos uma doença associada à obesidade (exemplo: diabetes, pressão alta, colesterol alto, gordura no fígado, artrose, doenças dos vasos das pernas) também são candidatos à cirurgia.

Acesso pelo PIÁ (usuários cadastrados ): Clique em Consultar. Informe o CPF e escolha uma forma para fazer o login: pode ser com telefone celular, e-mail, conta gov.br ou certificado digital. Depois disso, o PIÁ descomplica sua vida: não é preciso inserir outros dados para fazer a consulta, basta clicar em Consultar.

É que existem muito poucos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) que fazem cirurgia bariátrica e esse é o grande problema. Nós temos uma fila de espera no SUS gigantesca”, complementa Salgado.

O SUS (Sistema Único de Saúde) passará a oferecer uma cirurgia bariátrica menos invasiva, realizada por videolaparoscopia. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta (1º).

Se ela tiver alguma comorbidade grave, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, poderá realizar a bariátrica. Porém, uma pessoa com 85 quilos, mas que tem 1,80 de altura, contará com IMC igual a 26. Esse índice é classificado como acima do peso.

Se o paciente apresentar um ou mais dos fatores abaixo, por mais que possua obesidade mórbida, não estará apto a realização da cirurgia bariátrica. São eles: Dependência de álcool ou drogas ilícitas. Doenças psiquiátricas graves.

Endocrinologista

Médico Endocrinologista
É ele que, muitas vezes, irá indicar a cirurgia ao paciente, baseado em seu histórico médico. Para uma pessoa ser encaminha à cirurgia bariátrica deve possuir um IMC maior do que 30 em casos de diabetes não controlada ou IMC acima de 35 com comorbidades ou, ainda, IMC acima de 40.

Recomenda-se que um tratamento clínico para perda de peso seja tentado por pelo menos dois anos antes da indicação cirúrgica.