Qual plano de saúde cobre a cirurgia bariátrica?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 2 votos

A cirurgia bariátrica pelo plano de saúde está no rol de procedimentos obrigatórios Agência Nacional de Saúde (ANS), e com isso, todos os planos de saúde são obrigados a ter esse tipo de cobertura para os pacientes.

OS PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA PODERÃO TER ACESSO GRATUITO A PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REPARATÓRIOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

Em que o consumidor contrata o plano de saúde e inicia a contagem do seu período de carência de 180 dias. Durante essa espera de 6 meses, porém, o indivíduo ganha peso e é diagnosticado com obesidade. A solução é a cirurgia bariátrica. Nessa situação, o paciente poderá finalizar o período de 180 e realizar a operação.

Caso você tenha contrata o plano hospitalar ou referência, isso faz com que a resposta para sua pergunta seja “sim”, o plano de saúde Unimed cobre cirurgia bariátrica, lembrando que ele é obrigado a fazê-lo.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

A colocação de silicone nas mamas após a realização de cirurgia bariátrica é um direito da paciente e um mero desdobramento do procedimento cirúrgico anterior, devendo ser custeado pelos planos de saúde como afirma o advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes, também professor de Direito.

Os preços da cirurgia bariátrica variam de acordo com o tipo de técnica a ser utilizado e com a região na qual você mora, além do profissional escolhido para realizar o procedimento. Mas, de modo geral, esse preço vai de R$ 20 a R$ 40 mil reais, caso você opte pela cirurgia particular.

Se o paciente apresentar um ou mais dos fatores abaixo, por mais que possua obesidade mórbida, não estará apto a realização da cirurgia bariátrica. São eles: Dependência de álcool ou drogas ilícitas. Doenças psiquiátricas graves.

Se ela tiver alguma comorbidade grave, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, poderá realizar a bariátrica. Porém, uma pessoa com 85 quilos, mas que tem 1,80 de altura, contará com IMC igual a 26. Esse índice é classificado como acima do peso.

Endocrinologista

Médico Endocrinologista
É ele que, muitas vezes, irá indicar a cirurgia ao paciente, baseado em seu histórico médico. Para uma pessoa ser encaminha à cirurgia bariátrica deve possuir um IMC maior do que 30 em casos de diabetes não controlada ou IMC acima de 35 com comorbidades ou, ainda, IMC acima de 40.

IMC entre 35 e 40 na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. Também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um(a) Endocrinologista.

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.

Fazem parte delas: Passo 1: o primeiro passo para realizar a cirurgia bariátrica é o paciente decidir procurar ajuda médica para informações sobre o procedimento.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia bariátrica não é isenta de riscos. No passado, os riscos relacionados à cirurgia eram relativamente frequentes, porém com o passar dos anos, a cirurgia evoluiu muito, tornando-se mais segura.