Quais são os sintomas de uma bactéria no estômago?

Perguntado por: eandrade3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 16 votos

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos.

É perigoso bactéria no estômago? A Helicobacterpylori ( H. Pylori ) é uma bactéria que se aloja no estômago, podendo causar infecções, inflamações gástricas (gastrite), úlceras e até acelerar alguns tipos de câncer de estômago.

Para descobrir se o microrganismo está presente no estômago, é possível realizar três testes diferentes para detectá-lo, incluindo a endoscopia, o exame de sangue e uma avaliação respiratória.

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico Journal of Medical Microbiology.

Como é o tratamento da H. pylori? Por ser uma bactéria, o tratamento consiste na administração de antibióticos, associados a uma classe de medicamentos chamada de inibidores da bomba de prótons, que diminuem a acidez do estômago. Os fármacos devem ser usados por cerca de uma semana até 14 dias.

1- Ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas (como por exemplo alimentos preparados por alguém que não lavou as mãos após usar o banheiro). 2- Transmissão através de saliva: sim, beijo provavelmente transmite o H.

A infecção ocorre principalmente pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene e pelo contato com vômito ou fezes de pessoas que têm a bactéria. Dentro do organismo, ela se instala no estômago e pode causar gastrite e úlceras.

“Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito. Mesmo assim, as alterações gástricas secundárias à bactéria tendem a melhorar após pelo menos uma semana do tratamento”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

A H. pylori provoca as gastrites crônicas, e por causa das lesões estomacais, aumenta o risco de desenvolver câncer de estômago em longo prazo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu as superbactérias como uma das maiores ameaças para a raça humana. Ela nomeou H. pylori entre as mais perigosas.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.