Precisa ter medo de fazer endoscopia?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para a realização da Endoscopia, é necessário que o paciente esteja sedado, assim o endoscópio pode ser introduzido sem resistência e não causando desconforto. Trata-se de um procedimento seguro e que dispensa preocupações!

E para evitar a ansiedade ou desconforto do paciente, é feita enquanto ele está sedado. Ou seja, o procedimento é totalmente indolor. Apesar de simples, é preciso um certo preparo para o procedimento. O paciente precisa estar em jejum e sem beber água por pelo menos oito horas antes do exame.

Nós sabemos que a grande maioria das pessoas têm medo da endoscopia, mas atualmente, não há motivo para ter medo. O procedimento é extremamente seguro, apesar invasivo, realiza-se a endoscopia com muitos cuidados e usualmente não ocasiona nenhuma dor ou desconforto para o paciente.

- Sedação moderada/analgesia ou sedação consciente: Método em que se utiliza uma medicação endovenosa que irá tranquilizá-lo e fazê-lo relaxar. É o método mais utilizado no Brasil para a realização de procedimentos endoscópicos.

Embora a realização desse exame geralmente seja bem segura e os riscos sejam mínimos, pode acontecer algumas complicações, como por exemplo:

  • Perfuração gastrointestinal;
  • Hemorragia no local da biópsia;
  • Desconforto na garganta;
  • Dores abdominais severas;
  • Febre;
  • Fezes negras;
  • Dificuldade de deglutir.

O estômago precisa estar completamente vazio, do contrário não será possível visualizar os órgãos.

Esse medo gera ansiedade, que pode prejudicar a realização do exame. A sedação, o fato de o aparelho filmar o estômago, a recuperação e os riscos são os receios mais comuns.

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Na maioria dos casos de endoscopia digestiva alta, o procedimento dura em média 20 minutos. Na colonoscopia, em casos mais graves ou quando há a necessidade da pequena cirurgia, o processo pode durar cerca de 30 minutos.

Como nosso estômago e pâncreas estão localizados no lado esquerdo, dormir do mesmo lado permite que eles se pendurem naturalmente e funcionem melhor. O estômago estará mais abaixo do canal alimentar, que conecta o estômago ao esôfago. Dormir sobre o lado esquerdo evita que o conteúdo do estômago volte para o esôfago.

Depois da realização da endoscopia o paciente pode sentir irritação na garganta e sensação de gases na barriga, pois durante a realização do procedimento o médico introduz ar no estômago para facilitar a visualização das estruturas.

Fazer uma dieta leve no dia anterior
O preparo para endoscopia se inicia na véspera do exame, quando o paciente deve fazer uma dieta leve. Devem ser evitados alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras e pratos com molhos gordurosos (como aqueles à base de queijo).

Quais os riscos do procedimento? A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação.