Quantos filhos tem que ter para fazer vasectomia?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 12 votos

O Projeto de Lei 390/21 permite a esterilização voluntária para homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos.

Assim, não há interferência na função erétil ou na potência sexual; os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção do pênis não estão envolvidos na cirurgia de vasectomia. - ter no mínimo 25 anos de idade; - ter no mínimo 2 filhos vivos; - ter estabilidade conjugal (se estiver casado);

A partir da nova lei qualquer pessoa com 21 anos ou mais pode requerer um dos métodos contraceptivos mesmo que não tenha filhos. Já quem tem dois filhos vivos ou mais tem direito ao procedimento independentemente da idade.

Quem tem pelo menos 2 filhos vivos também tem a autorização, independentemente da idade; Está dispensada a autorização do cônjuge; Parturientes podem fazer laqueadura imediatamente após o parto; É necessário esperar no mínimo 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

A nova Lei nº 14.443, sancionada em 2 de setembro de 2022, reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para realizar esterilização voluntária em homens e mulheres com capacidade civil plena. O documento acaba com a exigência de autorização do marido ou da esposa para fazer procedimentos de laqueadura ou vasectomia.

Entrou ontem em vigor no Brasil a lei nº14. 443, 180 dias após a sanção em setembro do ano passado, que altera as regras para realização de laqueadura e vasectomia no país, procedimentos de esterilização voluntária para indivíduos que não desejam mais ter filhos.

A recuperação leva de 10 a 12 dias e o paciente pode ter relação sexual uma semana após sua recuperação, mas utilizando métodos contraceptivos. “O paciente só poderá ter relação sexual sem o risco de engravidar sua parceira depois que se recuperar, passar por avaliação médica e for constatado espermograma zerado.

A cirurgia sem internação leva cerca de vinte minutos e não causa impotência. A média de preços praticada no mercado é de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O valor vai depender do médico e do hospital escolhido.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.

Entrou em vigor nesta semana a lei que colocou fim à obrigatoriedade de aval do cônjuge para procedimentos de laqueadura e vasectomia.

De acordo com a nova Lei da Laqueadura em 2023, não é possível realizar a laqueadura de trompas antes dos 25 anos de idade. A idade mínima estabelecida pela lei para a realização do procedimento é de 25 anos.

Devido a isso, a vasectomia é considerada, entre os especialistas, o método contraceptivo mais eficaz, quando comparado à laqueadura. Ambos os serviços são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Não há riscos. Mas o contato sexual ou manipulação inesperada da região genital logo após a cirurgia não é indicado, pois pode ocorrer dor escrotal pela contração da musculatura lisa dos ductos deferentes.