Qual a diferença entre vasectomia e cirurgia esterilizadora masculina?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

O que é vasectomia? A vasectomia é a cirurgia esterilizadora masculina, um procedimento cirúrgico simples realizado por urologistas para tornar um homem estéril. É um método comum de contracepção, considerado simples, seguro e eficaz.

A vasectomia ou cirurgia esterilizadora masculina é um método contraceptivo realizado via de regra através da secção (corte) e ligadura (amarradura) dos canais deferentes no homem (canais estes por onde passam os espermatozóides).

Devido a isso, a vasectomia é considerada, entre os especialistas, o método contraceptivo mais eficaz, quando comparado à laqueadura. Ambos os serviços são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A laqueadura, ou ligadura, consiste no corte das tubas uterinas, também conhecidas como trompas de falópio. Já na vasectomia, o que se corta são os canais deferentes, que levam os espermatozoides até a vesícula seminal.

Basicamente, existem dois tipos de Vasectomias: Método com incisão e Método sem incisão. Os métodos sem incisão reduzem o risco de infecção e outras complicações e o tempo de recuperação é bem menor. Os dois tipos de procedimentos são rápidos, duram cerca de 30 a 35 minutos e o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Para isso, o candidato deve ter mais de 25 anos ou, pelo menos, dois filhos. Os médicos indicam esperar aproximadamente 12 semanas para que os ductos deferentes estejam completamente vazios de espermatozoides. Em média, são necessárias 20 ejaculações para limpar completamente o canal.

O escroto ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.

Ainda assim, a laqueadura é considerada um método eficaz e de difícil reversão. A recuperação pós-operatória pode levar em torno de 60 dias dependendo da técnica cirúrgica utilizada”, acrescenta. Para os homens, o procedimento é então a vasectomia. “É uma cirurgia mais simples e tão eficaz quanto a laqueadura.

Sangramento na incisão cirúrgica, hematoma da bolsa escrotal (aumento por sangramento de lesão em um vaso durante a cirurgia), abscesso escrotal, atrofia testicular, dor crônica no local da ligadura dos deferentes, testículos sensíveis, recanalização do deferente (pode ocorrer em menos de 1% dos casos operados), ...