É possível engravidar depois de 3 anos de vasectomia?

Perguntado por: igomes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 3 votos

É possível engravidar após vasectomia? A resposta é sim, existem alternativas de reversão da cirurgia ou técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV).

É um procedimento considerado definitivo, mas existe sim chance de gravidez caso haja arrependimento.

Apesar de a vasectomia ser chamada de um método contraceptivo definitivo, é possível garantir, em alguns casos, a reversão, apenas com outra cirurgia. Entretanto, a taxa de sucesso da reversão pode variar. Um homem que passou pelo procedimento há mais de 5 anos, possui uma chance menor de reversão, por exemplo.

A falha na vasectomia pode ocorrer alguns dias depois do procedimento.

Um pequeno risco de gravidez permanece para além do primeiro ano depois da vasectomia e até que a parceira do homem atinja a menopausa. A fertilidade não retorna porque a vasectomia, de modo geral, não pode ser interrompida ou revertida. A finalidade do procedimento é que seja permanente.

E a resposta é sim, mas a taxa de falha da vasectomia é baixo (entre 0,2% e 5,3%, de acordo com artigo publicado na Revista Fapesp). A vasectomia falha quando ocorre um granuloma espermático no local de ligação do testítulo e do canal deferente. Nesse processo, um pouco de esperma acaba saindo.

Apesar de ainda gerar dúvida sobre a possibilidade real de gravidez depois do procedimento, ao Ministério da Saúde, o urologista Álvaro Canuto explicou que não há método contraceptivo cem por cento eficaz, mas que a vasectomia é a técnica que apresenta menor taxa de falha.

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

Após o prazo dado pelo médico ou 30 ejaculações após a cirurgia, o homem deve fazer um exame de espermograma para verificar se o procedimento teve sucesso.

Quanto mais tempo houver entre a realização da vasectomia e sua reversão, menores são as chances de uma nova gravidez. Se for abaixo de 3 anos, a possibilidade de haver espermatozóides no sêmen é de 95%, com taxa de gravidez de 76% (por meios naturais). Entre 3 e 8 anos, as taxas caem para 88% e 53%, respectivamente.

Quando não houver mais nenhum espermatozoide ou menos de 100.00 mortos há a confirmação que a Vasectomia deu certo.

O médico irá pedir exames do sêmen, o espermograma, talvez várias vezes durante várias semanas. Esta etapa pode levar dois ou três meses até ser concluída. É recomendável a realização deste exame de controle a cada 10-12 meses para o resto da vida reprodutiva do casal.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

De acordo com os profissionais da Clínica Genics, um homem vasectomizado há cinco anos tem mais de 80% de chances de ter sucesso, ou seja, retomar a produção de espermatozoides.

O preço do exame de espermograma varia de acordo com o laboratório, mas geralmente custa entre R$300,00 a R$400,00. Existem alguns fatores que influenciam o preço do exame de espermograma, como: Tipo de procedimento (avaliações ou exames complementares);

Em sala privada, dentro do laboratório, é realizada a coleta da amostra ejaculada por masturbação diretamente em um recipiente estéril de boca larga fornecido pelo laboratório. Não utilizar lubrificantes como gel, óleo, saliva ou preservativo na coleta. É importante coletar todo o material de uma única ejaculação.