Quanto tempo dura o efeito da anestesia da endoscopia?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 18 votos

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

Reação adversa a sedação
Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

O metabolismo do propofol é rápido, com menos de 20% da dose administrada em “bolus” recuperados na urina como droga não modificada após 30 min7,10.

Seu médico pode recomendar que você coma com moderação, ou não coma nada, nas horas imediatamente após o procedimento. Durante o resto do dia e no dia seguinte, você será aconselhado a beber muito líquido e comer alimentos leves e de fácil digestão que não irritarão o cólon.

Por isso, podemos dizer que o efeito de um sedativo pode ser de 10 a 80 horas.

Depois da realização da endoscopia o paciente pode sentir irritação na garganta e sensação de gases na barriga, pois durante a realização do procedimento o médico introduz ar no estômago para facilitar a visualização das estruturas.

Para o efeito da anestesia passar mais rápido, depois de sair do consultório odontológico, o paciente pode tomar sorvete (cuidado para não mastigar a língua anestesiada) e tomar bastante água.

Além do mais, o fato de beber bastante líquido ajuda a eliminar toxinas rapidamente por meio da urina, inclusive, as substâncias utilizadas na anestesia, o que reduz o seu efeito. Na sedação, são utilizados benzodiazepínicos, opióides ou outros tipos de fármacos.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar.

Após distribuição randomizada, 40 pacientes receberam Propofol 2% e 38 midazolam. A dose média de Propofol 2% foi de 1-6 mg/kg/h e de midazolam 0,05-0,4 mg/kg/h. Nenhum bloqueador neuromuscular foi utilizado e a duração média da sedação foi de 141,2 h para o grupo Propofol 2% e 140,5 h para o grupo midazolam.

Para endoscopia digestiva alta de rotina, midazolam é superior ao diazepam, quando utilizado como o único agente sedativo (GRAU DE RECOMENDAÇÃO A).

A sedação para a endoscopia é feita por meio da aplicação do medicamento na veia do paciente. Ela é leve e sua dosagem pode variar conforme a idade e o biotipo da pessoa analisada. No entanto, se o objetivo do procedimento for terapêutico, ela se torna mais profunda para evitar problemas.

Após a realização da Endoscopia Digestiva Alta, o paciente não pode dirigir automóveis ou manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, pois sob o efeito de sedativos, o paciente poderá sofrer um acidente. É comum que o paciente sinta muito sono após a realização.

NÃO ingerir bebidas que contenham álcool por pelo menos 12 horas após o exame. Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio; contudo, isso passará rapidamente.

De maneira geral, o paciente pode retomar sua dieta normal.