O que fazer antes de fazer vasectomia?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 7 votos

Alimente-se normalmente durante o dia. Não há qualquer restrição com relação aos tipos de alimento que podem ser ingeridos. Se puder, opte por uma janta leve, sem abusar de gorduras ou alimentos de difícil digestão. Evite ingestão de álcool neste dia.

O recomendado é que o paciente espere cerca de 2 a 3 meses e algo em torno de 20 a 25 ejaculações para retornar ao urologista e realizar a contagem de esperma. Isso é importante, inclusive, para ter relações sexuais com mais segurança.

Depois da vasectomia
No entanto, ao chegar em casa é preciso que o paciente fique em repouso por pelo menos 3 dias. O paciente ainda deve permanecer sem sexo e ejaculação por um período de uma semana, já que esse é o tempo necessário que a sutura necessita para cicatrizar completamente.

É muito comum haver algum inchaço generalizado no escroto que aparece no dia um ou dois e depois se resolve lentamente. Muitos homens também desenvolvem inchaço acima de um testículo que parece uma salsicha pequena no escroto.

É importante salientar a individualidade de cada paciente e a qualidade do seu pós-operatório, mas em geral, após a vasectomia é viável voltar a uma rotina normal de atividades como jogar bola, fazer esforço físico e ter relações sexuais após 7 a 10 dias. A Uroseg é uma clínica médica especializada em Urologia.

É necessário também, usar uma cueca especial, durante 1 semana (saqueira). Ao chegar em casa colocar gelo enrolado em uma toalha sobre o saco durante 20 minutos a cada hora até dormir.

Após 3 a 4 dias as atividades leves e trabalho sentado podem ser reiniciados, enquanto atividades mais pesadas e relações sexuais só após 7 dias. E o mais importante!

Sangramento na incisão cirúrgica, hematoma da bolsa escrotal (aumento por sangramento de lesão em um vaso durante a cirurgia), abscesso escrotal, atrofia testicular, dor crônica no local da ligadura dos deferentes, testículos sensíveis, recanalização do deferente (pode ocorrer em menos de 1% dos casos operados), ...

A anestesia para vasectomia consiste na aplicação de anestésico local na região testicular, mais especificamente no ducto deferente, aquela estrutura que vai ser cortada, tanto do lado direito, quanto do esquerdo.

O banho pode ser no mesmo dia da vasectomia e com o sabonete de seu uso diário. Após a queda do ultimo ponto, que ocorre em 7 a 10 dias, o paciente já pode voltar à sua vida sexual normal.

Não há incisões ou suturas (apenas uma ou duas aberturas na pele ) e a cicatrização se dá espontaneamente. Este método resulta em menos desconforto no pós-operatório, com risco reduzido de sangramentos ou infecções . Não deixa cicatrizes visíveis e é tão efetivo quanto a vasectomia tradicional.

Os sintomas mais comuns no pós-operatório são edema (inchaço que acontece na bolsa escrotal, durando até 10-15 dias), sangramento/hematoma (sinais de sangue ao redor da cicatriz às trocas de curativo; o acúmulo de sangue abaixo da área operada, hematoma, eventualmente ocorre e é reabsorvido após alguns dias), dor (o ...