O que fazer quando se tem muitas dívidas?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Veja 6 passos para quitar suas dívidas na prática

  1. Anote todas suas dívidas. Anotar e controlar suas despesas é uma ótima maneira de começar a colocar a casa em ordem. ...
  2. Organize o seu orçamento. ...
  3. Monte um plano de pagamento. ...
  4. Renegocie os valores e juros. ...
  5. Mantenha o foco, corte gastos e defina prioridades. ...
  6. Não crie novas dívidas.

O caminho é acessar o site dos birôs de crédito, como Serasa e SPC, e consultar seu CPF. Você também pode fazer isso nas recuperadoras de crédito, como Recovery, Em Dia e outras. Dívidas muito antigas, em geral, são geridas por elas.

Se isso acontecer, o devedor pode entrar em contato com o banco para tentar negociar a dívida. Outra opção é penhorar bens materiais da pessoa (como um imóvel). A penhora pode acontecer, por exemplo, quando o valor dos bens é igual ou maior que a dívida com o banco.

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.

Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.

É possível, sim, sair dessa condição. “A primeira coisa é colocar numa planilha todas as suas dívidas, seus gastos fixos e registrar os eventuais”, diz Thiago, da Serasa. “Superendividados costumam não fazer esse controle até por uma questão de negação, da depressão que acompanha esse momento complexo.

O Código de Defesa do Consumidor protege o devedor quanto à cobrança de dívidas abusivas. De acordo com a lei, o consumidor inadimplente não pode ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça e nem ser exposto ao ridículo.

Existem duas maneiras principais de fazer essa troca: uma é renegociação com o próprio banco, tomando um empréstimo mais barato na instituição financeira com a qual você já tem relacionamento e onde deve a juros mais altos; a outra é por meio da portabilidade, que lhe permite migrar a dívida para outro banco que ...

Não consigo pagar minhas contas. O que fazer?

  1. Faça um levantamento das prestações em aberto. O primeiro passo para solucionar a situação é encará-la de forma honesta. ...
  2. Reestruture os gastos mensais. ...
  3. Troque dívidas caras por outras mais baratas. ...
  4. Busque renda extra. ...
  5. Estude educação financeira. ...
  6. Negocie as dívidas com os credores.

Priorize as dívidas mais caras
Ou seja: as dívidas mais caras são pagas primeiro e as mais baratas depois. No entanto, é importante entender que uma dívida mais cara não é aquela que, necessariamente, tem o maior débito, mas aquela em que você paga mais juros. Afinal, os juros são a remuneração do credor pela dívida.

  1. Organize suas finanças para conseguir começar a quitar suas dívidas.
  2. Tenha uma renda extra.
  3. Monte uma reserva da emergência.
  4. Viva um degrau abaixo para evitar novas dívidas.
  5. Tenha atenção ao prazo de vencimento da fatura do cartão.
  6. Invista em aplicações financeiras.

A principal dica sobre como sair das dívidas é acabar com os débitos que possuem juros maiores, como o cheque especial, trocando por dívidas mais baratas. Outra possibilidade é renegociar a dívida diretamente com o credor.

Não pagar empréstimo não pode dar cadeia, de acordo com a Constituição Federal. A prisão só acontece em casos que envolvem a falta de pagamento de alimentos, no caso de pensão alimentícia, por exemplo. Não pagar um empréstimo não é crime, mas pode te dar muita dor de cabeça, conforme listamos acima.

O banco não pode tirar dinheiro da sua conta ou fazer qualquer outra movimentação sem a sua autorização prévia. Contudo, ainda que toda conta seja protegida por sigilo bancário, existem situações onde essa proteção pode ser anulada por meio de uma ordem judicial.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.