Por que emprestar dinheiro e crime?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Emprestar dinheiro a juros pode ter consequências jurídicas, dependendo das leis e regulamentos do país ou estado onde o empréstimo ocorreu. Em geral, os empréstimos com juros excessivamente altos podem ser considerados ilegais ou abusivos, resultando em consequências jurídicas para o credor.

O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas não é proibido, exceto quando existe cobrança de juros abusivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos.

O que diz a legislação? Uma lei federal de 1951 proíbe a cobrança de juros, comissões ou descontos com taxas superiores às permitidas pelo mercado. Já o artigo 7º da Lei 7.492/86 diz que emprestar dinheiro sem a autorização do Banco Central Nacional é uma infração que tem pena de 2 a 8 anos de prisão e multa.

Mas especialistas afirmam que emprestar dinheiro enfrenta tabus sociais sobre discussão de finanças e cria um desequilíbrio de poder em um relacionamento próximo de confiança. Isso pode potencialmente fazer com que as partes sintam emoções complexas, como vergonha, constrangimento e raiva.

Por que a agiotagem é crime? Quem pratica a agiotagem, ao cobrar juros abusivos de pessoas em vulnerabilidade econômica, está praticando atos ilícitos. Além disso, oferecer empréstimo sob condições estipuladas por ele e sem nenhum respaldo judicial, caracteriza uma atividade não regulamentada.

Riscos pessoais. Além do problema financeiro em emprestar dinheiro para amigos e parentes, há também o risco de haver problemas de ordem pessoal. Isso porque, caso o risco de inadimplência seja confirmado, essa situação provavelmente irá afetar a relação dos envolvidos.

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro.

Destarte, a alegação de agiotagem ou sua verossimilhança pode ser demonstrada por qualquer meio de prova, inclusive oral, em prestígio ao princípio da ampla defesa e da inexistência de hierarquia entre os meios de prova."

Para recusar o pedido de empréstimo você poderia alegar que fez investimento com prazo determinado, ou que está com falta de recursos, ou que terá necessidade das suas reservas para fazer frente a compromissos assumidos.

Fico muito grato por você ter me acessado e isso tem a ver com a nossa relação de confiança. Mas, infelizmente, eu fico muito chateado e frustrado, pois não consigo te ajudar agora. Isso por conta das minhas condições pessoais e questões familiares.

A pergunta é, posso emprestar dinheiro e ganhar juros de forma legal? Sim, você pode emprestar dinheiro cobrando juros e esta prática é legal, porém se atente aos detalhes. A autorização é regulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), desde abril de 2018 pelas Resoluções 4.656 e 4.657.