O que fazer quando se está falido?

Perguntado por: zgouveia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

7 dicas para organizar sua vida financeira e sair das dívidas

  1. Planeje despesas e receitas em uma planilha. ...
  2. Faça uma lista de pendências. ...
  3. Se necessário, renegocie dívidas. ...
  4. Invista parte do seu salário. ...
  5. Busque uma renda extra. ...
  6. Tenha um orçamento familiar. ...
  7. Economize sempre que puder.

Mantenha a calma e tente ao máximo não se estressar. Existem alguns exercícios que podem ajudar, como yoga e meditação. O importante é você sair do vermelho e se tornar uma nova pessoa (financeiramente) a partir de agora.

Confira algumas opções:

  1. Faça um levantamento do valor das dívidas. ...
  2. Entenda quanto é possível pagar por mês para abater no saldo da dívida. ...
  3. Faça uma renda extra. ...
  4. Participe do Feirão Serasa Limpa Nome. ...
  5. Consulte opções de negociação no Serasa Limpa Nome.

O que acontece é que a justiça fica encarregada de fazer o levantamento dos bens em nome do CNPJ em questão, e avaliar os valores. Assim, será realizada a venda dos bens que estão no nome da empresa devedora e, com isso, fica mais fácil reunir a quantia necessária para pagamento dos credores.

É o administrado judicial quem vai coordenar os pagamentos das dívidas da empresa falida. Para isso, ele fará o levantamento de todos os bens vinculados ao CNPJ do devedor. A pessoa física não é afetada pela ação de falência. Funcionários com valores inferiores a 150 salários mínimos, têm prioridade no pagamento.

Gaste menos do que ganha – Pv 21:20
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.”

Não consigo pagar minhas contas. O que fazer?

  1. Faça um levantamento das prestações em aberto. O primeiro passo para solucionar a situação é encará-la de forma honesta. ...
  2. Reestruture os gastos mensais. ...
  3. Troque dívidas caras por outras mais baratas. ...
  4. Busque renda extra. ...
  5. Estude educação financeira. ...
  6. Negocie as dívidas com os credores.

Existem duas maneiras principais de fazer essa troca: uma é renegociação com o próprio banco, tomando um empréstimo mais barato na instituição financeira com a qual você já tem relacionamento e onde deve a juros mais altos; a outra é por meio da portabilidade, que lhe permite migrar a dívida para outro banco que ...

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.

De acordo com a Lei, em caso de falência da empresa os trabalhadores devem ser os primeiros a receber, desde que sejam valores até 150 salários mínimos. Esses recursos poderão provir de bens da empresa, ou em determinados casos, de bens do administrador da massa falida.