O que fazer para melhorar o desenvolvimento intelectual?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Vamos dar algumas sugestões do que você pode fazer.

  1. Leia muito. ...
  2. Desafie você mesmo. ...
  3. Questione-se. ...
  4. Aprenda a tocar um instrumento musical.
  5. Participe de jogos de estratégia. ...
  6. Estimule a sua memória. ...
  7. Use diferentes métodos de estudo. ...
  8. Não tenha medo de errar.

Desenvolvimento Intelectual são processos que desenvolvem no indivíduo a capacidade para desenvolver. Essa capacidade vai se formando na criança, à medida que ela observa, distingue, generaliza e tira conclusões.

Estimular o cérebro por meio de desafios intelectuais, aprender novas habilidades e manter uma mente ativa são estratégias que podem impulsionar o crescimento da inteligência ao longo da vida. “Então, se você se considerava preso a um nível fixo de inteligência, é hora de repensar isso.

Tenha experiências que provoquem conexões mais ágeis dentro do seu cérebro, como a ginástica cerebral, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Para isso, você pode usar jogos, como quebra-cabeça, sudoku e hashi”, continua Tieppo.

O crescimento intelectual consiste em quatro etapas: adestramento do imaginário, para melhor compreender as situações humanas e para ter material para formar analogias; adestramento da linguagem, para organizar e descrever o raciocínio; senso do ideal e das proporções; aquisição das ferramentas científicas de pesquisa ...

Quais são os tipos de habilidades cognitivas e como desenvolvê-los? Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.

1º período: sensório motor (0 a 2 anos); 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos); 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante).

Inteligência e aprendizado
Sem dúvidas, umas das maneiras mais eficientes de ser mais inteligente é buscar diferentes formas de aprendizado. Aprender novos assuntos todos os dias ajuda a estimular o nosso cérebro para ele se manter em atividade.

A seguir, confira 8 sinais que não são tão óbvios de que você é uma pessoa inteligente:

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

Entenda-se “vida intelectual” não como atividade acadêmica, nem mesmo como vida de estudos, mas como a busca continuada da verdade em relação a certos problemas. Esses problemas devem ter uma importância vital para nós e, idealmente, um alcance universal.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

83 pontos

Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 62º lugar neste ranking. Com 106 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo. O último lugar, com apenas 51 pontos, é ocupado pela Nepal.