Tem cirurgia para daltônico?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O daltonismo não tem cura, mas existem alguns tratamentos paliativos que podem reduzir os sintomas e minimizar suas consequências. Existem óculos especiais e até algumas lentes de contato que auxiliam os portadores a distinguir um pouco melhor as cores das quais têm dificuldade de identificação.

Não há tratamento para o daltonismo, nem cura. Mas após a descoberta, o indivíduo pode usar lentes de óculos com filtro de cor, como foi o caso de Ana Furtado. As lentes ajudam na distinção de cores, melhorando o contraste entre os tons que ela já vê.

2) Existe cura ou tratamento para o daltonismo? Dr. RG: Não há cura, mas tem tratamento. Lentes de contato ou óculos com lentes especiais podem ajudar a melhorar o daltonismo, enfatizando as cores que faltam em cada deficiência.

“Um daltônico nunca poderá ser piloto de avião, engenheiro elétrico, eletricista, maquinista ou trabalhar com navegação marítima porque as cores são essenciais para estas profissões”, diz a médica. Por outro lado, daltônicos já foram muito requisitados em guerras para encontrar pontos camuflados.

Como um daltônico enxerga o mundo? Uma pessoa que tem daltonismo não consegue identificar normalmente as diferentes tonalidades de cores. Em alguns casos, há ausência quase total de percepção, em que se tudo em preto, branco e cinza. Outros deixam de ver cores específicas.

Nesse caso, o indivíduo é incapaz de enxergar as cores azul e amarelo. O azul aparece em tonalidades diferentes e o amarelo vira um rosa-claro. Além disso, eles não enxergam objetos na cor laranja.

Quanto custa e onde comprar óculos para daltonismo no Brasil
Os preços variam de R$500 a R$2.980. Americanas – Vários modelos.

“A dificuldade é que, no período noturno, o daltônico não enxerga todo o equipamento, mas apenas a luz, sem um referencial se é a que está em cima (vermelha) ou embaixo (verde)”, explica.

Geralmente, em cerca de 80% dos casos, os tons mais difíceis de serem distinguidos pelos daltônicos são o verde e vermelho e suas nuances. Não tão comum, eles também enfrentam dificuldades com o azul e o amarelo e, mais raramente, enxergam apenas em tons de preto, branco e cinza.

Tratamento. Muitas vezes, a pessoa nem sabe que é portadora de daltonismo, uma condição que não tem cura nem tratamento específico por enquanto. O único recurso que não corrige o daltonismo, mas melhora um pouco o contraste é a utilização de lentes de óculos com filtro de cor.