Quem confunde azul com verde?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Acromia - Além da insensibilidade para o vermelho, o verde e o azul, há portadores de daltonismo que não enxergam cor alguma, e veem tudo em preto, branco e cinza.

Na visão do daltônico, o que ele enxerga são tons de marrom, verde ou cinza. Mas vai variar de acordo com a quantidade de pigmentos do objetivo focado. A tendência é que verde pareça vermelho, tipo sépia. DEUTERANOPIA: Esse não enxerga a cor verde.

Nesse caso, o indivíduo é incapaz de enxergar as cores azul e amarelo. O azul aparece em tonalidades diferentes e o amarelo vira um rosa-claro. Além disso, eles não enxergam objetos na cor laranja.

Daltônicos que confundem duas cores primárias são classificados como dicromatas. Entre eles estão os que misturam o verde e o vermelho (e vice-versa) e, bem mais raros, os que confundem o azul com as outras cores básicas.

O daltonismo é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação. O daltónico é o indivíduo que padece de daltonismo, ou seja, significa que é incapaz ou tem dificuldade em distinguir as diferenças de cor.

Existem três tipos de daltonismo: o monocromático ou acromático, o dicromático e o tri cromático. O primeiro é o que citamos acima, e é quando a pessoa enxerga apenas em tons de preto, branco e cinza. Mas esse é o tipo mais raro de daltonismo.

“A dificuldade é que, no período noturno, o daltônico não enxerga todo o equipamento, mas apenas a luz, sem um referencial se é a que está em cima (vermelha) ou embaixo (verde)”, explica.

Daltonismo

Daltonismo é uma condição em que os olhos de algumas pessoas não conseguem ver as cores corretamente. As pessoas com daltonismo podem ter dificuldade em diferenciar certas cores, especialmente o vermelho e o verde.

Pessoas daltônicas apresentam desde muito cedo dificuldade na identificação de cores. Os daltônicos podem apresentar peculiaridades na escola como por exemplo, pintar um coração de cinza ou a grama de marrom.

Entre os sintomas mais característicos do daltonismo, os pacientes com essa doença veem o mundo com cores pouco definidas, muitas vezes turvas, com nuances distorcidas e sem ou com pouca diferenciação entre os tons.

A dificuldade mais comum entre os indivíduos daltônicos está em reconhecer as cores vermelho e verde, e com menor frequência, reconhecer as cores azul e o amarelo. Dentre os indivíduos com daltonismo, existe um grupo muito pequeno que só enxerga tons de branco, cinza e preto, classificada como visão acromática.

Apesar de raros, há quadros em que o daltonismo não é transmitido pela herança genética. Nessas situações, a pessoa pode ter adquirido o distúrbio devido a traumas oculares, descolamento de retina, tumores cerebrais, lesões neurológicas, dentre outros fatores.

O que é Tritanopia
Como já citado, a tritanopia é um tipo raro de daltonismo. Os indivíduos que são diagnosticados com essa condição não conseguem distinguir entre as cores azul e amarela. No entanto, as pessoas que possuem tritanopia conseguem enxergar normalmente as cores vermelho e verde.

A protanopia (tipo de daltonismo) acontece quando os cones de comprimento de onda longa não existem ou possuem disfunções. O daltonismo ocorre devido a um gene recessivo ligado ao cromossomo X. Por esse motivo, os homens têm maior chance de serem afetados com a condição do que as mulheres.