O que a Enfermagem pode fazer para um paciente paliativo?

Perguntado por: eperalta6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Na perspectiva dos Cuidados Paliativos, os enfermeiros suprem necessidades de bem-estar físico, emocional, social e espiritual (no sentido existencial). Aliás, vale destacar que o enfermeiro de Cuidados Paliativos pode atuar em home care.

Papel da enfermagem nos cuidados paliativos

  • capacidade de escutar o paciente;
  • ter empatia;
  • ser paciente e zeloso;
  • ter facilidade de comunicação;
  • ter inteligência emocional;
  • estudar e estar sempre atualizado.

Cabe ao profissional da enfermagem planejar e implementar ações que serão desenvolvidas para o paciente que requer cuidados paliativos, visando suporte humanizado e promover uma melhor qualidade de vida aos indivíduos fora de possibilidade de cura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...

Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural. Não acelerar nem adiar a morte. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente. Oferecer um sistema de suporte que possibilite ao paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte.

A filosofia dos cuidados paliativos assenta em quatro pilares básicos: comunicação eficaz, controlo adequado dos sintomas, apoio à família e trabalho em equipa (DGS, 2004; Neto, 2010; OE, 2011).

Oferecer Cuidados Paliativos em enfermagem é vivenciar e compartilhar momentos de amor e compaixão, aprendendo com os pacientes que é possível morrer com dignidade e graça; é proporcionar a certeza de não estarem sozi- nhos no momento da morte; é oferecer cuidado holístico, atenção humanística, associados ao agressivo ...

Quais são os 3 principais cuidados paliativos?

  1. 1 – Físicos. Com foco em tratar os sintomas físicos da doença e mantê-los sob controle, esse tipo de cuidado se preocupa em minimizar a dor e o sofrimento dos pacientes.
  2. 2 – Psicológicos. Além de cuidar do corpo, é preciso também cuidar da mente dos pacientes. ...
  3. 3 – Sociais.

O cuidado paliativo busca o bem-estar do paciente que se encontra em estado terminal, o enfermeiro tem o papel de elaborar ações de conforto para aliviar e melhorar a qualidade de vida, além de realizar cuidados básicos e relacionados à doença que ameaça a vida do paciente12.

Além de proporcionar o acompanhamento adequado ao doente em fase terminal, deve se insere a família neste processode apoio para que assim o doente possa usufruir de uma melhor qualidade de vida, do ponto emocional e afetivo, assim como na diminuição da dor e angústia.

As questões abordadas em Cuidados Paliativos são as relativas ao processo de morte e também da família do paciente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no período de terminalidade.