Onde dói a rinite?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A principal diferença entre sinusite e rinite é o local onde elas acontecem. Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz.

A dor na face é a queixa mais comum do paciente, que também pode ter secreção nasal (espessa e amarelada), obstrução nasal, diminuição do olfato, tosse, febre e mal-estar.

Coriza; Espirros constantes e se apresentando de forma seguida; Nariz entupido e. Coceira no nariz, nos olhos, no céu da boca e na garganta.

Os medicamentos anti-histamínicos geralmente são úteis, mas devem ser prescritos por seu médico. Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica.

Além dos espirros constantes, da congestão nasal e da coceira nos olhos, nariz e garganta, a rinite não vem acompanhada de febre e a coriza é transparente, o que a diferencia da sinusite. “O paciente que tem rinite, geralmente, já conhece sua condição e sabe o que provoca sua alergia.

Ela pode durar em torno de 4 a 30 dias sendo que, ao passar de 5 dias, é altamente recomendado buscar atendimento com um otorrinolaringologista. Normalmente, o indivíduo tem predisposição genética à rinite e então alguns fatores ambientais desencadeiam a doença.

Existem opções seguras para esses públicos, como a bilastina para uso pediátrico e a levocetirizina para gestantes. Para as demais pessoas, outras possibilidades são loratadina, desloratadina, fexofenadina e fexofenadina.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

As rinites podem ser classificadas em agudas, quando os sintomas duram entre 7 e 10 dias, ou crônicas, quando os sintomas persistem por mais de 3 meses.

Caso a rinite não seja tratada adequadamente, ela pode evoluir para um quadro de sinusite. Isso pode ocorrer porque a inflamação no nariz provocada pela rinite passa a ser uma porta de entrada para as bactérias, que são as maiores causadoras da sinusite.

Ela ocorre quando o nariz entra em contato com alguns agentes externos durante a respiração. As mucosas nasais filtram o ar e, quando encontram partículas estranhas (pelos, pó, pólen), reagem para impedir sua entrada nos pulmões.

“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.

Rinite dá dor de cabeça? A dor de cabeça não faz parte da lista de sintomas mais comuns da rinite, mas pode aparecer em alguns casos. Dependendo da pessoa, a rinite pode até mesmo favorecer crises de enxaqueca.

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.