Quantos dias sangra depois da colposcopia?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

– Dores na vagina e na vulva, que podem durar um ou dois dias; – Sangramento de leve na vagina durante dois ou três dias; – Secreção escura na vagina. Nesse caso, o uso de um protetor diário para recolher os vestígios de sangue ou secreção é aconselhado.

Você provavelmente sentirá um pouco de cólica durante e depois do procedimento; as cólicas passam em geral pouco depois do procedimento. Além disso, você provavelmente vai manchar ou ter um leve sangramento durante 1 a 2 semanas e um exsudato (corrimento) vaginal aquoso que dura 2 a 4 semanas.

CUIDADOS APÓS A COLPOSCOPIA
Se houver a necessidade de biópsia, pode ocorrer sangramentos leves na região.

Quais cuidados devo ter após o exame? Após realizar a colposcopia, a mulher pode apresentar sensibilidade na vagina por alguns dias. Nesse período, é recomendado evitar relações sexuais, usar absorventes internos e ducha vaginal. Se for realizada a biópsia, sangramentos podem ocorrer e a paciente pode sentir dor.

Quando é feito a retirada de um fragmento para biópsia sangra bem mas. Mas se achar que é muito volumoso retorne no local que foi feita a biópsia que temos medicações próprias cicatrizantes e coagulantes. O ideal seria você retornar na sua médica se o sangramento não parar após 5 a 7 dias.

Para a correta cicatrização do colo uterino é fundamental evitar relações sexuais por 7 a 10 dias.

Após o exame, pode trabalhar ou passear normalmente. Pedimos que evite atividade física após o exame. Se for feita a biópsia, é esperado um pequeno sangramento nos próximos dias. O resultado da biópsia (laudo histopatológico) demora em média 15 dias, quando, então, concluímos o diagnóstico e emitimos o laudo do exame.

Raramente, podem ocorrer algumas complicações quando é realizada a colposcopia com biópsia, como por exemplo: Infecção; Dor pélvica; Sangramento forte.

6- O que é iodo positivo na colposcopia? Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

Doenças que a colposcopia detecta
Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

Cuidados após a colposcopia
Sugere-se evitar exercícios nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento. Relações sexuais devem ser evitadas por pelo menos 1 semana. Ducha vaginal e tampão também não devem ser utilizados.

Sangramentos breves podem acontecer até seis semanas depois da cauterização, bem como câimbras abdominais nas duas primeiras horas após a cauterização. Também é recomendável o uso de absorventes até que cessem todos os sangramentos vaginais.

Durante o exame, utiliza-se dois reagentes: o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (Teste de Schiller) para visualizar as lesões que possam existir na região, sejam elas benignas ou malignas, principalmente as alterações decorrentes da infecção por HPV.