Como se preparar para o exame de colposcopia?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

O preparo para o exame deve ser feito nas 72 horas que antecedem a colposcopia. Nesse período recomenda-se não ter relações sexuais, não utilizar duchas vaginais, não usar cremes e medicamentos íntimos e não estar menstruada na data do exame.

- Nas 48 horas antes do exame, a cliente DEVE APARAR OS PELOS PUBIANOS com tesoura (não depilar nem raspar com lâmina) e suspender o uso de medicamentos tópicos, na região genital, que causem alteração na coloração da mucosa.

Doenças que a colposcopia detecta
Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

Para se preparar para a sua colposcopia, o médico pode recomendar que você:

  • Não agende seu exame para o seu período menstrual;
  • Não tenha relações sexuais no dia ou dois antes do exame;
  • Não use medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame;
  • Tome um analgésico como o ibuprofeno ou paracetamol.

”Por que não pode ter relações sexuais antes do exame?” Dra. Maria dos Anjos: Durante o ato sexual a secreção da mulher se soma com a do parceiro, pode ocorrer microfissuras no ato sexual que pode gerar um diagnóstico duvidoso. Muitas vezes colhemos a citologia antes da colposcopia e isso impacta na análise celular.

Preparo do exame de colposcopia
Para que não haja problemas com as imagens obtidas no procedimento, recomenda-se que a paciente, nas 24 horas que antecedem o exame, não utilize duchas vaginais, medicamentos ou cremes na região, absorvente interno e não tenha tido relações sexuais.

Sugere-se evitar exercícios nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento. Relações sexuais devem ser evitadas por pelo menos 1 semana. Ducha vaginal e tampão também não devem ser utilizados.

6- O que é iodo positivo na colposcopia? Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

Na maioria das vezes, a colposcopia é indicada nos seguintes casos: quando o exame de Papanicolau detecta alguma alteração; em casos de sangramentos vaginais; suspeita de lesões associadas ao HPV; entre outros. O exame pode ser utilizado em controle pós-tratamento de lesões invasivas em colo, vagina e vulva.

Apenas R$ 120 por exame.

O exame em si, sem contar a entrevista com o médico examinador, leva cerca de 10 minutos. Caso seja feita uma biópsia, pode levar mais alguns minutos. No total, entre entrevista, troca de roupa e exame, você vai perder cerca de 30 minutos.

Não consumir sementes, incluindo feijão, amendoins, nozes e cereais integrais tais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais, até a realização do exame, para não prejudicar o preparo do cólon.

O paciente deverá estar usando roupas confortáveis e não utilizar brincos, anéis e correntes.