Pode comer ovo com cirrose?

Perguntado por: ilancastre4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

É errado pensar que um paciente com cirrose deva evitar proteína. Fontes de proteínas são as carnes e ovos; vegetais como feijão, ervilha, lentilha, milho, soja e os derivados do leite. Utilize esses alimentos, adotando eles conforme seu gosto e tolerância.

Evite alimentos processados, congelados ou em lata, pois todos contêm excesso de sal. Pessoas com cirrose podem ter outro problema comum, que é a baixa de açúcar no sangue, chamada de hipoglicemia, provocando fadiga, confusão mental e alterações nas batidas do coração.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Alguns pacientes com cirrose hepática acabam desenvolvendo quadros em que a função renal fica prejudicada e podem acumular líquido no corpo. Nesses casos, é também necessário que os pacientes restrinjam a ingestão de líquidos, especialmente com alto conteúdo de sódio, como o leite e as bebidas energéticas.

Abuso de bebidas alcoólicas, infecções crônicas pelos vírus das hepatites B, D e C, uso crônico de determinados medicamentos. Essas são algumas das principais causas da cirrose, forma avançada da doença hepática.

Portanto, o fígado que está doente não pode ser curado, mas mesmo assim existe uma alternativa de tratamento que, na verdade, é a única opção para levar de fato à cura da cirrose em estágio avançado: o transplante de fígado.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Açúcar deve ser evitado, para que o fígado tenha um bom funcionamento. O órgão faz a conversão de carboidratos ingeridos em excesso em gordura, que se armazena no próprio órgão, podendo originar uma doença hepática gordurosa.

Fontes de alimentos recomendadas
Cereais integrais: arroz, macarrão e pão integral, aveia, quinoa, cevada e centeio. Proteínas de origem vegetal: grão-de-bico, lentilha, ervilha, feijões, tofu e soja. Proteínas de origem animal: preferencialmente peixes, frango, peru e ovos.

Os antioxidantes e vitamina C do limão também nos ajudam a reduzir o nível de colesterol, pois melhoramos a digestão. A terapia do limão fará com que esta enfermidade benigna possa ser revertida para evitar que resulte em um estado mais sério: a cirrose.

A cirrose é uma doença grave, mas o prognóstico individual depende da fase da sua evolução em que o diagnóstico é feito. Pacientes com cirrose, "offset" (sem maiores complicações) têm 50% de chance de estarem vivos, 10 anos, mas os doentes "desequilibrados" têm uma taxa de mortalidade de 70% após 3 anos.

Fadiga ocorre com frequência em cirróticos e não está relacionada à função hepática . Pode estar associada a depressão e fisiopatologicamente envolve desregulação do sistema nervoso central , grupos musculares periféricos , hormônicos e citoquinas inflamatórias .

Na cirrose, estudos demonstram que os exercícios melhoram a saúde muscular, a qualidade de vida, a fadiga e não apresentam eventos adversos. Mas devem ser exercícios físicos supervisionados e após liberação do seu médico.

Evitar os exageros. Esse é o melhor caminho para prevenir a cirrose hepática. Adote um estilo de vida mais saudável, com uma dieta menos calórica e sem automedicação. Além disso, tomar a vacina contra a hepatite B e praticar sexo seguro são medidas preventivas fundamentais.