O que é choque séptico de foco urinário?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

A sepse está relacionada a uma reação inflamatória sistêmica decorrente de uma infecção que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. A sepse urinária, por sua vez, tem origem de uma infecção no trato urinário.

No choque séptico há uma redução crítica da perfusão tecidual; pode ocorrer falência aguda de múltiplos órgãos, incluindo pulmões, rins e fígado. As causas mais comuns em pacientes imunocompetentes incluem muitas diferentes espécies de bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Na forma mais grave, o choque séptico, alguns órgãos param de funcionar e a pessoa morre. No Brasil, metade dos pacientes que têm choque séptico sobrevive.

A maioria dos casos de sepse são devido a bactérias Gram-negativas (E.

Na maioria das vezes, a sepse é causada por infecção com certos tipos de bactérias. Raramente, fungos, tais como Candida, causam sepse. Infecções que podem levar à sepse começam mais comumente nos pulmões, abdômen ou trato urinário.

Sintomas de choque
Os sintomas do choque são semelhantes quando a causa é um volume de sangue baixo ou função de bombeamento do coração inadequada. O quadro clínico pode começar com letargia, sonolência e confusão. A pele torna-se fria, úmida e, frequentemente, azulada e pálida ou acinzentada.

Exames de imagem: Raio X, tomografias e ecografias: podem ajudar na identificação da infecções nos pulmões, abdômen, entre outros; Bilirrubina: Permite o acompanhamento da atividade do fígado; Creatinina: Permite o acompanhamento da atividade dos rins.

A sepse pode matar em horas ou dias, depende da intensidade. Com a infecção, os vasos sanguíneos se dilatam, e o coração passa a bater mais rápido. Funciona por um tempo, mas, se não a infecção não for tratada, chega um momento em que o coração já não consegue suprir as necessidades do corpo e o paciente morre.

O que é a falência múltipla de órgãos? A falência múltipla de órgãos é uma condição em que dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Por isso, nessa situação, é necessário realizar intervenções médicas, para manter o equilíbrio do organismo.

Temperatura abaixo de 36 °C (hipotermia). Fraqueza extrema. Vômitos. Diminuição da quantidade de urina.

Nos casos de choque séptico pode ser necessário uso de medicamentos para estabilizar a pressão arterial. Muitos paciente evoluem com insuficiência respiratória e/ou renal, necessitando de ventilação mecânica e/ou hemodiálise. Quanto mais órgãos param de funcionar, maior o risco de evolução para o óbito.