Quais os 4 tipos de infecção?

Perguntado por: vdantas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem:

  • - do paciente;
  • - visitantes;
  • - pessoal;
  • - equipamentos;
  • - técnicos de trabalho;
  • - planta física.

Essa é a chamada sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada. A sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil.

Atualmente, o termo infecção hospitalar tem sido substituído por Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).

Esse agente pode ser físico, químico ou biológico. Nesse último caso, a inflamação pode estar relacionada à infecção, pois apresenta-se como uma resposta a esse processo infeccioso. Por exemplo, uma inflamação na garganta pode ser uma resposta a uma infecção viral ou bacteriana.

A infecção da corrente sanguínea, denominada de septicemia, geralmente, surge após infecção de algum local do corpo, que se espalha pela corrente sanguínea. Este tipo de infecção é grave, e se não for rapidamente tratada pode rapidamente causar falência dos órgãos e risco de morte.

Acinetobacter Baumannii
Geralmente é encontrada em hospitais e pode causar desde pneumonia e infecções em feridas até a sepse, oferecendo risco de morte. Uma forma de combater essa bactéria multirresistente é lavar as mãos regularmente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos1-3.

A infecção cruzada é a transmissão de microrganismo de pessoa para pessoa por meio de uma superfície contaminada ou de instrumentos e outros objetos. Ela pode acontecer pelo contato com sangue, saliva ou algum material contaminado, assim como por inalação ou inoculação por itens perfurantes ou cortantes.

A infecção generalizada é grave e pode desencadear até mesmo a morte do indivíduo. Diante disso, é essencial destacar a necessidade de se tratar a infecção generalizada logo em seu início, sendo fundamental, portanto, um diagnóstico precoce.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias.

Na maioria das vezes, a sepse é causada por infecção com certos tipos de bactérias. Raramente, fungos, tais como Candida, causam sepse. Infecções que podem levar à sepse começam mais comumente nos pulmões, abdômen ou trato urinário. Na maioria das pessoas, essas infecções não levam à sepse.