O que é cefaleia crônica?

Perguntado por: dfurtado9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

A cefaleia crônica é considerada uma comorbidade associada ao transtorno de ansiedade generalizada, uma doença psiquiátrica conhecida pela sigla TAG. Isso quer dizer que a dor de cabeça frequente no organismo de quem é ansioso pode ser decorrente do próprio desequilíbrio bioquímico que a ansiedade provoca no cérebro.

A cefaleia crônica é algo sério e pode causar vários transtornos na vida do paciente, desde a ausência em compromissos até a ocorrência de infartos e AVCs.

Quais são os sintomas da Cefaleia?

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e.
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

Sugere-se o uso de Naproxeno 550 mg, a cada 12 horas, por uma semana ou Prednisona 60 mg, uma vez por dia, durante uma semana.

Ainda que as cefaleias possam causar sofrimento e angústia, poucas vezes são indício de um problema grave. As cefaleias podem ser divididas em dois tipos: Cefaleias primárias: Não causadas por outro problema. Cefaleias secundárias: Causadas por outro problema.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

Os analgésicos mais comuns para enxaqueca são o paracetamol (Tylenol®) ou a dipirona (Novalgina®). Já os anti-inflamatórios não esteroides atuam reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no organismo, o que alivia a dor. Entre os mais comuns, estão ibuprofeno (Advil®) e ácido acetilsalicílico (Aspirina®).

A cefaléia costuma ser descrita como pressão ou aperto (como uma faixa ao redor da cabeça), às vezes se espalhando para dentro do pescoço. As crises duram, em média, duas horas e podem acontecer vários dias seguidos.

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

A cefaleia crônica é considerada uma comorbidade associada ao transtorno de ansiedade generalizada, uma doença psiquiátrica conhecida pela sigla TAG. Isso quer dizer que a dor de cabeça frequente no organismo de quem é ansioso pode ser decorrente do próprio desequilíbrio bioquímico que a ansiedade provoca no cérebro.

Existe um Tratamento natural para Cefaleia Tensional?

  1. Chá de gengibre. Um dos métodos naturais e caseiros que podem ser usados para combater a cefaleia tensional é o consumo do chá de gengibre. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Folha de menta. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Máscaras com vinagre de maçã ...
  6. Azeite com limão. ...
  7. Rotina adequada.

Como aliviar dor de cabeça tensional?

  1. Massagear a região da dor;
  2. Repousar;
  3. Aplicar compressas frias na testa ou mornas no pescoço;
  4. Adotar formas de relaxamento, como um banho quente, meditação, etc, pode ajudar a diminuir o desconforto.

Cefaleia Crônica Diária
Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

É uma das piores dores de cabeça que possa existir.

5 alimentos que devem ser evitados para diminuir as crises de...

  1. Carnes processadas. Carnes processadas como o salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem essa dor de cabeça. ...
  2. Queijos amarelos. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Bebidas alcoólicas. ...
  5. Bebidas com cafeína.