Quando pedir tomografia para cefaleia?

Perguntado por: ibittencourt8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os autores ainda sugerem que pacientes com cefaleia de início recente (especialmente se início tardio na vida adulta), mudança no padrão da cefaleia e cefaleia de início súbito que atinge intensidade máxima dentro de poucos segundo ou minutos após início da dor, são candidatos a exames de imagem.

Entre os exames para o diagnóstico da enxaqueca, a tomografia de crânio (com ou sem contraste) é um procedimento frequentemente solicitado. Contudo, em alguns casos pode ser importante realizar ressonância magnética para ter um diagnóstico mais preciso.

Os médicos podem solicitar exames de imagem cerebral, como tomografias e ressonâncias magnéticas, para ajudá-los a diagnosticar a piora da dor de cabeça. A tomografia computadorizada é um estudo de imagem baseado em raios-x.

Assim como outros exames de imagem, a TC do crânio ajuda a investigar a possibilidade de doenças, exercendo um papel preventivo, portanto. O teste pode ser indicado a partir de queixas comuns, como dores de cabeça, infecções, tonturas, náuseas, vertigens e fraquezas musculares.

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

Na suspeita de uma cefaleia secundária, deve-se proceder com investigação complementar através de exames laboratoriais e de neuroimagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética de encéfalo) e avaliação de LCR quando necessário.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

Quais são os sintomas da Cefaleia?

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e.
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

O diagnóstico de cefaleia na maioria das vezes é clínico, sendo a investigação focada na anamnese e complementada pelo exame físico.

O neurologista, responsável por identificar e tratar todas as doenças que são ligadas ao sistema nervoso, como a dor de cabeça.