Como sair da crise de cefaleia?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Oxigênio (dado por uma máscara facial) ou medicamentos são necessários para tratar cefaleias. A maioria das pessoas com cefaleia em salvas precisa tomar medicamentos para prevenir a reincidências de ataques.

Algumas dicas que podem te ajudar são:

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Pessoas que não fazem exercícios físicos, que fumam, que são obesas, com transtornos de humor, depressão e ansiedade têm maiores ligações com a enxaqueca. A alimentação desbalanceada também é um fator que agrava ainda mais as crises.

Considerada uma das condições patológicas comuns de maior potencial incapacitante, a enfermidade pode se manifestar de forma episódica ou crônica. “A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas.

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas da enxaqueca
Podem ser citados como exemplos o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, o naproxeno sódico, além de remédios associados à cafeína, cuja função é aumentar a velocidade do efeito.

Existe um Tratamento natural para Cefaleia Tensional?

  1. Chá de gengibre. Um dos métodos naturais e caseiros que podem ser usados para combater a cefaleia tensional é o consumo do chá de gengibre. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Folha de menta. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Máscaras com vinagre de maçã ...
  6. Azeite com limão. ...
  7. Rotina adequada.

O remédio mais usado para combater a dor de cabeça forte é o analgésico, devido ao seu efeito de inibição da dor. Anti-inflamatórios não esteroides também podem ser indicados. Quando a causa da cefaleia tensional é a tensão muscular, o uso de um relaxante muscular por períodos curtos também pode ser útil.

“É importante manter uma alimentação saudável e ingerir alimentos mais leves, controlar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e, quando possível, optar por viagens menos desgastantes, em ambientes mais confortáveis e bem ventilados”, conclui o neurologista do HCor.

Os sinais de alerta para as cefaléias secundárias graves são: dor de início súbito, pior dor já referida pelo paciente, cefaléia associado à alterações de comportamento ou alterações na força e coordenação dos movimentos, associação de crises convulsivas, dor de cabeça freqüente de início após a idade média de 40 anos.

A Cefaleia é um dos sintomas mais comuns da medicina, possuindo uma infinidade de causas base: estresse, tabagismo, excesso de ingestão de bebida alcoólica, sono irregular, longos períodos de jejum, problemas oftalmológicos, etc., ou ainda não tendo nenhum causador definido.

A cefaléia costuma ser descrita como pressão ou aperto (como uma faixa ao redor da cabeça), às vezes se espalhando para dentro do pescoço. As crises duram, em média, duas horas e podem acontecer vários dias seguidos.

A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

A Cefaleia Crônica Diária é um tipo de dor de cabeça caracterizada por aparecer todos os dias ou quase todos os dias. A dor surge por períodos longos e pode ser causada pela recorrência da Cefaleia Tensional.

A cefaleia crônica é algo sério e pode causar vários transtornos na vida do paciente, desde a ausência em compromissos até a ocorrência de infartos e AVCs.