Por que a pessoa faz cateterismo?

Perguntado por: lassuncao9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A justificativa mais comum da solicitação do cateterismo é para avaliar dor no peito, sintoma de doença da artéria coronária mostrando se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas. é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias ...

O que acontece após o cateterismo? Se for apenas o cateterismo cardíaco que ela fez, essa pessoa não precisará ir para a UTI nem ficar internada. Mas se ela fez, além do cateterismo, uma angioplastia, daí, a coisa muda de figura e normalmente precisará ficar na UTI ou na unidade coronária por uns dias.

Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará liberado para retomar a sua vida normal. Médico Cardiologista Dr.

Risco de morte
O cardiologista Roberto Simões de Almeida também explica que a falta da realização do exame aumenta o risco de complicações pós-infarto.

Trata-se de um exame invasivo que não serve apenas para ajudar no controle da hipertensão arterial, mas também ajuda no diagnóstico de outras patologias cardíacas, como a cardiomiopatia hipertrófica.

O cateterismo cardíaco é realizado com o paciente sedado e leva, em média, 30 minutos de duração.

CONCLUSÃO: As complicações relacionadas ao cateterismo cardíaco são geralmente intercorrências sem gravidade, sendo que as complicações vasculares, reações vagais e isquêmicas foram as mais freqüentes. O uso de anticoagulantes e o tempo de exame prolongado foram os principais fatores preditivos de complicações.

6 horas

Realizado o cateterismo, o paciente permanence em observação no hospital de 2 a 6 horas. Deverá evitar esforços nos próximos dois dias, principalmente com o membro por onde foi realizado o exame. É recomendado a ingestão de líquidos para ajudar a eliminação do contraste pelo organismo e alimentar-se normalmente.

O exame não causa dores, sendo normal o paciente sentir uma onda passageira de calor no peito quando se injeta o contraste. Normalmente, o exame não demora mais que 30 minutos, sendo geralmente mais longo em pacientes já submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio ou doença da artéria coronariana.

Quais são os riscos? ​É natural que, por se tratar de um procedimento invasivo, o cateterismo cardíaco tenha riscos. O risco de complicações graves (infarto, AVC e sangramento no local de punção) é, em geral, muito baixo (menor que 1%).

“O cateterismo também é indicado em situações emergenciais, como, por exemplo, na fase aguda do infarto do miocárdio, condição em que uma artéria coronária está totalmente obstruída. Nesses casos, o exame identifica o local da oclusão e é realizada a angioplastia para restabelecer o fluxo sanguíneo”, complementa o Dr.