Como é a tosse cardíaca?

Perguntado por: ejordao2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Em geral, a tosse cardíaca vem acompanhada da sensação do peito borbulhar, com um som de assobio dos pulmões, respiração forte e chiado intenso; falta de ar ao caminhar, se movimentar e até ao ficar deitado; fadiga e fraqueza; retenção de líquidos e inchaços nas pernas, tornozelos e pés; batimentos cardíacos rápidos ou ...

Por vezes, as pessoas com insuficiência cardíaca têm tosse com expectoração (catarro), uma substância espessa e mucosa que pode conter sangue.

A tosse cardíaca surge, por exemplo, em quadros de doenças da valva mitral, em casos avançados das lesões da valva aórtica, nas doenças obstrutivas do coração, em cardiomiopatias e em várias cardiopatias congênitas.

Um dos alertas é a tosse seca e persistente, geralmente acompanhada de palpitações.

Para além da falta de ar, algumas pessoas com insuficiência cardíaca desenvolvem tosse ou pieira. Isto deve-se normalmente à acumulação de líquido nos pulmões, mas também pode dever-se a doenças pulmonares [como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e asma).

Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Veja abaixo algumas doenças graves que podem ser a causa da tosse.

Faça repouso e tente relaxar. Uma crise de tosse seca pode nos deixar em um estado acelerado, já que não conseguimos respirar direito. Nesse ponto, a frequência cardíaca pode aumentar pelo nervosismo e piorar a situação. Para evitar esse problema e aliviar a tosse, repouso é um dos melhores remédios.

A tosse nervosa é uma das doenças psicossomáticas mais frequentes, especialmente em crianças. Esta condição é também conhecida como tosse psicogénica, dado constituir um tique nervoso compulsivo. O principal sintoma consiste numa tosse seca e incomodativa, muito ruidosa, que persiste apenas durante o período diurno.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

O exame que confirma a insuficiência cardíaca é o ecocardiograma e substâncias produzidas pelo coração insuficiente também podem auxiliar no diagnóstico, como o peptídeo natriurético tipo B, conhecido como BNP.

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.