Quem tem diabetes pode comer chia?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A chia traz benefícios para quem possui diabetes por ser rica em fibras, quando presente na refeição lentifica a absorção do carboidrato presente. Assim, a chia evita picos hiperglicêmicos e controla melhor as taxas de açúcar no sangue.

Para quem é diabético
De acordo com Paula Hertel, o paciente com diabetes deve priorizar o consumo de sementes, como chia e linhaça, por exemplo, e de canela. Esses alimentos ajudam no controle da glicemia – e a canela, inclusive, melhora a sensibilidade à insulina.

Está comprovado, por exemplo, que as dietas ricas em trigo-sarraceno, milho e aveia colaboram para o controle do diabetes tipo 2.

Aqueles que tomam anticoagulantes, outros medicamentos para problemas cardíacos ou diabetes devem consultar seus médicos antes de consumir as sementes de chia. É importante ressaltar que a chia possui propriedades que reduzem a pressão arterial. Por isso, o consumo deve ser moderado para pessoas com pressão baixa.

Pessoas hipotensas, por exemplo, não devem comer chia para não baixar ainda mais a pressão e causar cansaço e dor de cabeça. Do outro lado da moeda, pessoas hipertensas que estejam medicadas precisam ter cautela porque a combinação do medicamento com a chia pode levar para a hipotensão.

Numa salada de frutas salpicada com sementes de chia, a frutose (carboidrato da fruta) é absorvida lentamente. Esse é o principal objetivo no tratamento dietoterápico do diabetes. A quantidade de chia consumida diariamente depende da quantidade de fibras já consumidas na dieta.

O açúcar é um dos maiores vilões da dieta de quem tem diabetes. O consumo excessivo de açúcar pode elevar os níveis de glicose no sangue e prejudicar o controle da doença. Por isso, é fundamental evitar ou reduzir o consumo de açúcar refinado, doces, bolos, chocolates e outros alimentos que contenham açúcar adicionado.

Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições, pode-se consumir quinoa, amaranto ou trigo sarraceno, por exemplo, que são alimentos ricos em carboidratos complexos com baixo índice glicêmico, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenir o câncer e ...

Seja para o café da manhã ou para o lanche da tarde, um mingau de aveia é sempre bem-vindo, especialmente nos dias mais frios, não é mesmo? Além de ser de aveia, que é amiga do diabético, essa receita não contém açúcar, deixando o resultado ainda mais adequado.

A aveia é um alimento rico em fibras solúveis, o que é muito importante para todos. Para pessoas com diabetes tipo 2 e um dos alimentos recomendados para diabéticos, a aveia é a única maneira, porque as fibras solúveis reduzem a taxa de absorção de glicose pelo organismo Para evitar o seu pico.

Como consumir chia no café da manhã
Incluir a chia no cardápio não é nada de outro mundo. Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico.

Contudo, apesar do elevado IG da melancia, esta fruta, bem como qualquer tipo de fruta, pode ser consumida por pessoas com diabetes, desde que: Consuma a quantidade recomendada (uma talhada de 200g); Não faça uma ingestão isolada deste fruto.

A presença do ômega 3 na composição, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de pressão sanguínea que levam a hipertensão. Além disso, o ômega 6 e antioxidantes da chia também previnem outros tipos de doenças e problemas de saúde, tal qual o aumento do colesterol e cânceres proveniente do envelhecimento celular.

Se consumida de forma exagerada, pode gerar, inclusive, ganho de peso”, diz Marina. Outro risco causado pela ingestão em abundância é a constipação intestinal. Por essa razão, a servidora diz que bebe muita água após consumir as sementes.

O ideal é consumir sempre a semente já hidratada ou evitar a ingestão de qualquer líquido após o consumo da chia.

– Eu posso destacar duas vantagens de se consumir a chia imediatamente antes de uma refeição. Ela é uma boa opção para reduzir a fome e o índice glicêmico da refeição que vem logo a seguir, mas você consegue este mesmo efeito com outras coisas.